10/09/2019 - Saúde luzense é avaliada com excelente nota em programa da Gerência Regional de Saúde: 92%

Diante do resultado expressivo alcançado pela Saúde do Município de Luz-MG na Avaliação do Programa de Monitoramento das Ações de Vigilância em Saúde-PROMAVS, executada semestralmente pela Regional do Estado – GRS - Divinópolis, demonstra que, mesmo diante das dificuldades financeiras enfrentadas pelos municípios mineiros, a Saúde de nossa cidade tem avançado e desenvolvido formas de garantir atendimento de qualidade à população Luzense.

Como resultado de todo o trabalho da Equipe da Saúde de  Luz-MG,  foi obtida a expressiva nota de 92.07% no PROMAVS.

A Avaliação do PROMAVS é um conjunto de indicadores que são avaliados nas diversas áreas da saúde municipal, visando monitorar as ações de saúde executadas, bem como mensurar a eficiência da Vigilância em Saúde do município.

Equipe da Vigilância SanitáriaA Secretária Municipal de Saúde, Simone Zanardi, fala sobre o excelente resultado:

“O setor de Vigilância em Saúde está relacionado às práticas e promoção da saúde dos cidadãos. É um orgulho apresentar o resultado obtido pela Secretaria de Saúde em Luz, referente ao 1º semestre de 2019. Esse resultado de mais de 90%, prova que a Administração Municipal continua, desde 2013, a tratar a nossa saúde como prioridade”

As áreas da Saúde Municipal avaliadas abrangem: A Atenção Primária, a Vigilância Epidemiológica, a Vigilância Sanitária, a Nutrição, o Setor de Vacinas, Setor de Endemias, dentre outras; além do monitoramento de diversos parâmetros como investigações do óbito, de acidentes de trabalho e porcentagens de cura e tratamento de doenças, de cobertura vacinal etc.

A Avaliação do PROMAVS mostra com dados específicos, um panorama geral da Saúde oferecida aos luzenses, através da avaliação pelo Estado de indicadores e metas que, quando cumpridas, repercutem em melhorias na condição de saúde da população.

Segundo Bruno D’Amato, coordenador da VISA de Luz, o programa mostra claramente a qualidade da área da saúde municipal:

“Esses Indicadores, avaliados nas diferentes áreas da Saúde, por este instrumento, mostram o empenho dos profissionais envolvidos, como também da Secretaria Municipal de Saúde, em prestar um serviço de qualidade. O cenário fica claro nas altas notas alcançadas, não somente nesta avaliação do PROMAVS, mas nas avaliações anteriores realizadas há alguns anos”.

Ações como: Cobertura vacinal, de tratamento e controle de doenças como sífilis, hanseníase e tuberculose, de acompanhamento nutricional, de pré-natal e das esferas das Vigilâncias Epidemiológica e Sanitária, através de investigações, inspeções e medidas de prevenção aos danos à saúde coletiva, juntamente com as ações na área da Atenção Primária foram fundamentais para ótimo desempenho na avaliação do PROMAVS.

Lorena Fernandes - Imunização e Sandra Teodoro - Epidemiologia, fazem parte da equipe da Vigilância em Saúde
O excelente trabalho do Setor de Endemias no combate à Dengue, Chikungunya e Zika Vírus merece destaque, principalmente em um ano recorde de casos dessas doenças no país e, também contribuiu para esse resultado alcançado.

O Comitê Interinstitucional de combate à Dengue, Chikungunya e Zika Vírus de Luz, também têm sido referência na Regional de Divinópolis (GRS-Div), responsável pela avaliação do PROMAVS, como força pensante e mobilizadora nas ações de combate a essas doenças, sempre em conjunto com o Setor de Endemias.

O resultado obtido na Avaliação do programa é fruto do trabalho árduo de toda a Equipe da Saúde da Prefeitura de Luz, no âmbito da prevenção, promoção e recuperação da saúde no município e funciona como estímulo para continuar a fazer o melhor pela saúde da população Luzense, mesmo em situações de dificuldades de recursos e diante da situação instável do Brasil atual.

Ainda há o que ser melhorado, mas as notas obtidas em consecutivas avaliações demonstram que a saúde em Luz está no caminho certo.

Prefeitura de Luz - Sua Saúde - Nosso Investimento