02/09/2019 - Produtores Rurais participam de Reunião Técnica do Projeto de Revitalização do Ribeirão Estiva

No dia 28 de agosto de 2019, foi realizada na Fazenda Capão Bonito, de propriedade do Sr. Pedro Pereira Sobrinho, a Terceira Reunião Técnica do Projeto de Revitalização da Microbacia do Ribeirão Estiva no Município de Luz/MG.

A reunião teve como objetivo apresentar as ações executadas até a presente data e mobilizar os produtores sobre a utilização do sistema agroflorestal, visando à produção de alimentos, respeitando o meio ambiente, promovendo a sustentabilidade.

A Secretária Municipal de Agricultura, Desenvolvimento Econômico e Meio Ambiente – SADEMA, Sra. Lourdes Miriam A. Raposo, em sua apresentação ressaltou a importância das parcerias, em especial com os produtores rurais, que “abraçaram” o projeto:

“A meta de “Recuperação e Proteção de Matas Ciliares” foi concluída, onde foram construídas 11,219 quilômetros de cercas, com isso preservando 92,2179 hectares de Áreas de Preservação Permanente – APP.”

A secretária ressaltou ainda:

Estamos construindo os terraços em nível e as bacias de contenção de águas pluviais – barraginhas.

O Prefeito de Luz, Aílton Duarte, ao lado dos palestrantes: Sr. Lamartine Branquinho e a Sra. Lourdes Míriam.

O Coordenador Regional de Culturas – EMATER/MG, Sr. Lamartine Weliton Branquinho, falou sobre o tema “Agrofloresta”, e destacou: “É um sistema que alia prática agrícola com o plantio de espécies florestais, sendo que os dois sistemas funcionam ao mesmo tempo, de modo que um não atrapalhe a produção do outro. A diferença está no espaço de tempo de produção de ambos.”

Lamartine ressaltou ainda que o foco da adoção do sistema agroflorestal é a produção de alimento e a preservação ambiental.

Após as apresentações, os presentes foram convidados a comparecerem à Fazenda Estiva, de propriedade do Sr. José Resende de Araújo, que faz parte do projeto, para ver de perto as barraginhas e o terraço em nível.