25/07/2019 - Município de Luz recebe uma das maiores pontuações de ICMS Cultural do Centro Oeste

Conforme divulgada a tabela de pontuação definitiva pelo IEPHA - Instituto Estadual do Patrimônio Histórico e Artístico de Minas Gerais, Luz recebeu uma das maiores pontuações entre as cidades da região, chegando a 12,27 pontos, no critério Patrimônio Cultural.

Para se ter uma ideia, municípios da região receberam notas bem menores que as notas de Luz, como Divinópolis (0,65), Itaúna (9,39), Arcos (11,74), Bambuí (1,54), Córrego Danta (4,21), Lagoa da Prata (6,88), Formiga (6,58), Dores do Indaiá (9,98) e Estrela do Indaiá (4,79).

A Administração Municipal considera a pontuação uma vitória do esforço em preservar e restaurar os patrimônios históricos luzenses, como a Casa Grande, Cinelux, Festa do Rosário, Catedral diocesana, Banda Lyra Vicentina Aterradense, e tantos outros.

Um destaque especial para a competência e habilidade do Setor de Cultura da SEMECE, que administra o Patrimônio Cultural do município, juntamente com o Conselho Municipal de Cultura.O ICMS Patrimônio Cultural é um programa de incentivo à preservação do patrimônio cultural, por meio de repasse dos recursos para os municípios que preservam seu patrimônio e suas referências culturais através de políticas públicas relevantes.

Essa pontuação deu um salto grandioso nos últimos nove anos, em 2010 o município não atingia nem 1 ponto, número bem distante dos atuais 12,27 alcançados em 2019.

A pontuação gera recursos para o investimento na cultura luzense; até o mês de maio, foram repassados ao Fundo Municipal do Patrimônio Artístico e Cultural de Luz, o valor de R$74.359,23.

A quantia garante a preservação e salvaguarda de bens culturais do Município, como a Festa de Nossa Senhora do Rosário, a Banda Lyra Vicentina Aterradense, a manutenção do Centro Cultural Maestro José Botinha Maciel e obras de recuperação da Casa Grande.

Segundo Fabrício Camargos, Chefe do Setor de Cultura do Município e ex-presidente do Conselho Municipal de Cultura:

“Ações de desenvolvimento da política de preservação e educação patrimonial realizadas pela Prefeitura de Luz, são importantes para o sucesso da nossa pontuação, bem como a participação ativa dos conselheiros, membros do Conselho de Cultura do Município de Luz.” Encerrou Camargos, responsável direto pelo excelente desempenho luzense junto ao IEPHA.

Acompanhe no quadro abaixo a evolução da pontuação do ICMS no Município de Luz e o comparativo entre algumas cidades da região:

Prefeitura de Luz – Preservação Cultural - Valorização da História e Incentivo ao Turismo