24/06/2019 - Após chuvas, Secretaria de Obras revitaliza estradas rurais em todas as regiões – Construção de ponte na Mata do Ribeiro é destaque

A Prefeitura de Luz, por meio da Secretaria de Obras, segue em ritmo acelerado, na revitalização das estradas rurais de todo o município.

As últimas chuvas que caíram em Luz, castigaram bastante as nossas estradas e de todo o Centro-Oeste de Minas.

Com índice histórico surpreendente, o mês de maio bateu o recorde dos últimos 105 anos, com relação à medição pluviométrica em Minas Gerais, com a marca de 96,7 milímetros de chuva, segundo o Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet). De acordo com o meteorologista Jorge Moreira, a marcação mais alta datava de 1955, com 89,6 milímetros.

Em função disto, as estradas luzenses não chegaram a ficar intrafegáveis, mas como toda estrada de terra, alguns contratempos aconteceram.

Durante o período chuvoso, a Secretaria de Obras prestou total assistência, a quem necessitou de socorro, em qualquer região do município, nas situações que impediam os deslocamentos.

Após a estiagem os reparos começaram a ser realizados; as regiões contempladas até o momento são: Campos, Três Barras, Olaria, Bom Jardim, Capitinga, Valinhos, Caiana, Jatobá, Três Pontes, Limoeiro e Meireles.

Os principais melhoramentos são: alargamento dos principais trechos; limpeza completa das laterais, readequação do escoamento de águas pluviais, construção de “travesseiros” centrais de contenção de águas pluviais, laminação de barrancos e cascalhamento com rejeito britado nos pontos críticos.

Na região dos Meireles, na estrada da Mata do Ribeiro, o destaque foi a construção completa de uma nova ponte de madeira, garantindo o escoamento da produção local, como madeira, pecuária de corte, leite e leite de búfala.

A Prefeitura de Luz reafirma o compromisso de manutenção das estradas, que precisa ser constante, com garantia da segurança e trafegabilidade dos motoristas e de suas famílias.

Prefeitura de Luz – Obras que se Tornam Qualidade de Vida