18/04/2019 - SENAR firma parceria com a Prefeitura, com envolvimento de diversas secretarias, para projeto piloto em Luz

Por: João Henrique Cançado Rodrigues - MTB 19968/MG

ASSCOM/PMLuz

O SENAR/MG, firmou nessa semana, termo de parceria com a Prefeitura, para o desenvolvimento de um projeto inédito no estado: Luz será a primeira cidade de Minas a receber o piloto do projeto em quatro escolas.

O foco do programa, são alunos de 12 a 17 anos, pais e professores e, é voltado para o enfrentamento ao uso de drogas e ao uso abusivo de álcool.

O programa conta com o apoio efetivo da Secretaria de Educação, Cultura e Esportes (SEMECE), Secretaria de Agricultura, Desenvolvimento Econômico e Meio Ambiente (SADEMA), Secretaria de Bem-Estar Social e Habitação e Secretaria de Saúde.

Uma equipe técnica do Rio Grande do Sul, esteve em Luz na ultima terça-feira (16/04), para a fase de elaboração e diagnóstico do projeto, que deve ser implantado nas escolas já de imediato, com a capacitação dos professores e demais profissionais envolvidos.

O Serviço Nacional de Aprendizagem Rural (SENAR), atua como um instrumento para Formação Profissional Rural e Promoção Social e qualidade de vida de homens e mulheres do campo desde 1993; em Luz o serviço passou a atuar a partir de 1994 em parceria com Sindicato Rural da cidade. De 2013 em diante, essa parceria se estendeu à Prefeitura, na promoção de diversos cursos, oferecidos gratuitamente à população.

O Gerente Regional do SENAR em Minas Gerais, Sérgio de Carvalho Coelho, explicou o motivo da escolha da cidade de Luz, como a cidade contemplada com o piloto do projeto:

“O projeto deverá ser implantado em todo o estado de Minas, após o êxito esperado em Luz. Por esse motivo, escolhemos uma cidade em que o SENAR já possua uma história de sucesso, que se iniciou com o sindicato Rural e agora, mais recentemente, com a Prefeitura, otimizando ainda mais a nossa presença no município, na formação de pessoas melhores e mais capacitadas” Afirmou Sérgio.

Segundo o Gerente Regional, o diferencial deste projeto está na metodologia participativa, que envolve aulas com exercícios dinamizados, com a participação ativa dos três seguimentos da sociedade envolvidos: pais, alunos e professores.

A secretária da SADEMA, Lourdes Miriam, é mobilizadora do SENAR desde sua chegada a Luz e conta um pouco do serviço e deste projeto:

“Desde 2014 temos priorizado os cursos de saúde dos adolescentes nas escolas municipais e estaduais de Luz. Agora, iremos implementar este projeto, que busca transformar a vida de nossos jovens através do conhecimento. A nossa chegada à SADEMA fez com que a parceria com o SENAR se intensificasse, avalizado principalmente, pela credibilidade da instituição.”

Durante a apresentação do programa, na Escola Municipal Dom Manoel Nunes Coelho, o Prefeito Ailton Duarte, manifestou sua satisfação com o projeto:

“O Projeto terá total apoio da Prefeitura de Luz, desde que esse meu entusiasmo seja também uma virtude de todos os profissionais envolvidos nele, comprovando o real comprometimento de todos; principalmente das secretarias municipais parceiras do programa. Assim sendo, os grandes beneficiados serão nossas crianças e por consequência, seus pais.” Encerrou o Prefeito.

A condução do projeto está prevista para oito meses, até o final do ano letivo, quando, no ano seguinte, deverá beneficiar crianças de todo o estado de Minas Gerais.

Prefeitura de Luz - Sempre em Parceria com o Povo

Fotos: João Henrique Cançado - ASSCOM/PMLuz e Acervo da SADEMA