12/04/2019 - Luz marca presença na XXII Marcha a Brasília em Defesa dos Municípios

Por: João Henrique Cançado Rodrigues - MTB 19968/MG

ASSCOM/PMLuz

Sempre atuante na luta municipalista, o executivo luzense marcou presença na XXII Marcha a Brasília em Defesa dos Municípios, que aconteceu de 8 a 11 de abril no Centro Internacional de Convenções do Brasil (CICB), que recebeu um número recorde de participantes, em 2019.

Minas Gerais foi o estado mais representado, com maior número de prefeitos e maior números de inscrições gerais.

Quase 600 prefeitos mineiros estiveram presentes, evidenciando a insatisfação com a falta dos repasses constitucionais do governo do estado para os municípios e mostrando para todo o Brasil a situação caótica que as Administrações Municipais atravessaram no estado.

Diversas autoridades marcaram presença na Marcha e falaram para os mais de 9000 presentes, entre eles o Presidente Jair Bolsonaro (foto), o Presidente da Câmara, Rodrigo Maia e do Senado, Davi Alcolumbre.

Ministros de Estado também fizeram pronunciamentos sobre suas pastas, com destaque para o Ministro da Economia, Paulo Guedes:

E o Ministro da Justiça e Segurança Pública, Sergio Moro:

Dentro dos trabalhos da marcha, a pauta municipalista foi abordada em diversos temas e, algumas conquistas apresentadas pelo presidente da Confederação Nacional de Municípios (CNM), Glademir Aroldi.

Foram 22 itens destacados pelo líder municipalista, resultado da presença do Executivo e do Legislativo no maior encontro de autoridades locais da América Latina. Segundo Aroldi, o levantamento é importante para se entender o que foi construído.

“Tenho certeza que muitas coisas vão acontecer, nas próximas semanas, de positivo”, sinalizou.

"O governo federal entendeu que precisamos de um pacto federativo, porque mais de 9 mil municipalistas estavam aqui, de forma respeitosa, cobrando o que é direito dos Municípios", destacou o presidente da CNM.

Por fim, ele reforçou:

"isso são conquistas importantes que estamos há anos atrás delas. Isso só acontece com a força de vocês", disse Aroldi.

Luz presente na Marcha

A comitiva luzense, formada pelo Prefeito Aílton Duarte, o Assessor de Convênios Iomar Santos e o Assessor de Comunicação João Henrique Cançado, além de participar dos eventos na XXII Marcha a Brasília em Defesa dos Municípios, realizou audiências e protocolos de ofícios em diversos ministérios.

Protocolo de projeto no Ministério da Agricultura:

Em audiência no Fundo Nacional de Desenvolvimento da Educação (FNDE), a comitiva de Luz, conseguiu alterações de antigos termos de compromisso, ainda pendentes, obtendo êxito nas negociações, com a aquisição de um novo ônibus escolar para a cidade, com recursos do FNDE e contrapartida do município.

Já no Ministério da Cidadania, na Secretaria Especial do Desenvolvimento Social, a audiência foi sobre o Fundo Nacional de Assistência Social (FNAS), onde técnicos puderam orientar o município de Luz, sobre a forma correta de gerenciamento dos repasses do fundo, otimizando a aplicação dos recursos nesta importante área.

Dentro da agenda da Comitiva luzense, estavam visitas oficiais, aos gabinetes dos deputados e senadores que possuem ligações com a cidade de Luz, em busca de indicações de emendas parlamentares em prol do município: Luiz Tibé, Domingos Sávio, Fabio Ramalho, Franco Cartafina, Diego Andrade, Newton Cardoso Jr., além dos Senadores da República: Antônio Anastasia, Rodrigo Pacheco e Carlos Viana; receberam ofícios, elencando as principais necessidades do município.

Iomar Santos, Assessor de Convênios, Prefeito Aílton Duarte, Deputado Franco Cartafina e o Assessor Parlamentar, Víctor Dittz

Ampliando ainda mais a luta municipalista, a AMM, aproveitando a presença dos prefeitos em Brasília, organizou uma reunião com os deputados e senadores de Minas Gerais, no auditório Nereu Ramos, na Câmara dos Deputados.

Prefeito de Luz, Aílton Duarte, Prefeito de Moema e Presidente da AMM, Julvan Lacerda e Reginaldo Cardoso, Prefeito de Córrego Danta

Na oportunidade o Presidente da AMM e Prefeito de Moema, Julvan Lacerda, expôs à bancada mineira, a pauta de reivindicações dos municípios, que depende de votação no congresso nacional.

O prefeito Aílton Duarte falou das prioridades da pauta e da importância da presença na marcha:

“A pauta municipalista é bem ampla e de suma importância para a volta da governabilidade dos municípios. Na minha opinião as prioridades são: o Pacto Federativo, o repasse de 1% dos royalties do Petróleo, a Lei Candir e a mudança na forma de repasses de emendas para os cofres públicos. Essas reivindicações só serão atendidas com nossos representantes de Brasília, vendo que os prefeitos estão cada vez mais presentes na capital federal, reivindicando olho no olho os direitos dos municípios. Por isso a importância da nossa presença na Marcha”

O Assessor de Convênios Iomar Santos, amplia a importância da presença do poder executivo luzense, em Brasília:

“Ano passado não pudemos comparecer devido o ápice da crise financeira dos municípios e, sentimos na pele a falta dos repasses, principalmente emendas parlamentares, que só conseguimos com maior eficácia, entregando as demandas dos municípios pessoalmente nos gabinetes dos nossos representantes em Brasília.”

Prefeitura de Luz – Sempre em Parceria com o Povo

Fotos: João Henrique Cançado - ASSCOM/PMLuz e Site da CNM