01/04/2019 - Mutirão de Limpeza Emergencial em combate ao Aedes, recolhe mais de 3000 toneladas de materiais inservíveis

Por: João Henrique Cançado Rodrigues - MTB 19968/MG

ASSCOM/PMLuz

O 11º Mutirão de Limpeza, realizado pela prefeitura de Luz, está recolhendo uma quantidade de material considerada recorde pelo Setor de Limpeza Urbana, da Secretaria de Obras Públicas e Transportes.

Normalmente os mutirões de Limpeza acontecem no meio e no fim do ano, a chuva atrapalhou bastante os moradores realizarem a limpeza de seus lotes e quintais no mutirão realizado em novembro.

No início desse ano foi registrado um aumento considerável no número de casos de Dengue e Chicungunya na cidade e região, inclusive com um caso de Dengue Hemorrágica em Luz e óbitos registrados em cidades vizinhas, vítimas da doença.

Diante desses fatos alarmantes, a Administração Municipal decidiu fazer um Mutirão de Limpeza Emergencial em março, atendendo a uma solicitação da Secretaria Municipal de Saúde.

O prazo para a população colocar os materiais na rua se encerrou no dia 17 de março e, imediatamente a prefeitura iniciou o trabalho de recolhimento. A expectativa é que mais de 600 caminhões de materiais como: Podas de árvores, capinas de quintais, entulho de construções, sejam retirados da cidade; número considerado recorde, se comparado com os outros 10 mutirões realizados nos anos anteriores.

Esse ano, a previsão é de que cerca 3000 toneladas de materiais, sejam depositadas no aterro controlado da cidade, deixando de ser um perigo para a vida das famílias luzenses.

O Serviço de Limpeza Urbana tranquiliza a população, que a coleta só irá parar, quando todo o lixo e entulho da cidade forem recolhidos.

É muito importante que, não seja depositado mais entulho durante o período de recolhimento, o que infelizmente, vem acontecendo.

O volume de materiais colocados nas ruas do município, mostra que a população continua guardando esses resíduos em seus quintais, o que configura grande risco de formação de criadouros do mosquito transmissor da Dengue, Chicungunya e Zika Vírus.

O lixo e entulho que foram colocados nas ruas da cidade, já se encontravam acondicionados nos quintais das residências, portanto só foram mudados de lugar, o que evidencia que o perigo de uma epidemia de Dengue era enorme.

Segundo a Secretária de Saúde, Simone Zanardi, o mutirão é uma ferramenta indispensável no combate aos criadouros do mosquito Aedes Aegypti:

“Acompanhamos mês a mês as notificações de doenças transmitidas pelo Aedes em Luz e região. Em janeiro acendemos o alerta de uma possível epidemia e o mutirão de limpeza foi uma fórmula que já provou sua eficácia no combate aos criadouros do mosquito. Com essa ação podemos ajudar a evitar uma epidemia, é claro que precisamos contar com a ajuda da população, no combate constante ao mosquito, para que essa eficácia se concretize. ”

O gráfico abaixo, com dados enviados pelo Setor de Endemias, da Secretaria de Saúde, demonstra a gravidade da situação que se desenha em 2019, onde mostra que no ano de 2015 e 2016 a epidemia tomou conta da cidade e só a prevenção pode evitar que ela se repita:

Este estudo foi realizado através dos dados do Sistema de Informação de Agravos de Notificações-SINAN, nos anos 2015, 2016, 2017, 2018 e nos meses de janeiro a março de 2019.

Após a grave epidemia de 2016, com severas ações de combate ao mosquito, a cidade de Luz passou 2017 e 2018 com uma relativa tranquilidade; mas em 2019 percebeu-se uma tendência preocupante, de janeiro a março, foram notificados 167 casos de Dengue, sendo um caso de Dengue Hemorrágica, número 348% maior que todo o ano de 2018. Novas medidas emergenciais foram adotadas, sendo o mutirão de limpeza, a que causou a maior adesão da população, que continua sendo a principal parceira no combate aos criadouros do mosquito.

De acordo com a Organização Mundial de Saúde (OMS), há uma estimativa de 50 a 100 milhões de novos casos de Dengue por ano, no mundo, com uma sobrecarga para os países tropicais.

Para melhor controle dos casos, desde junho de 2015 a SES-MG adota a mesma metodologia do Ministério da Saúde para a divulgação dos dados de Dengue.

Prefeitura de Luz – Cidade Limpa na Luta Contra o Aedes

Fotos: Leandro Araújo - ASSCOM/PMLuz