28/03/2019 - SADEMA promove concurso de paródias com o tema “Água e Esgoto”, entre os alunos do 5º ao 9º ano das escolas luzenses

Por: João Henrique Cançado Rodrigues - MTB 19968/MG

ASSCOM/PMLuz

Encerrou-se com chave de ouro, na quinta-feira (28/03), o 1º Concurso de Paródias, promovido pela Prefeitura de Luz, através da Secretaria Municipal de Agricultura, Desenvolvimento Econômico e Meio Ambiente – SADEMA/Sala Verde “Pau-terra”, com o apoio da Secretaria de Educação Cultura e Esportes – SEMECE. O concurso fez parte das comemorações do Dia Mundial da Água.

Participaram alunos do 5º ao 9º ano, da Escola Municipal Dom Manoel Nunes Coelho, das Escolas Estaduais: Sandoval de Azevedo, Comendador Zico Tobias, Dona Lica Raposo e Capitão Alexandre Dú – Esteios e das escolas particulares: São Rafael, Ciranda do Saber e Mais.

O concurso, cujo tema foi “Água e Esgoto”, teve como objetivos principais, sensibilizar a comunidade escolar sobre a importância do Projeto “Produtor de Água na Microbacia do Córrego da Velha no Município de Luz”; sobre o uso racional da água e como a questão dos resíduos sólidos afetam a qualidade da mesma e; promover a integração entre as escolas, incentivando a cultura popular, o desenvolvimento da comunicação e a revelação de novos talentos musicais.

A SADEMA promoveu a visita, de todas as turmas escolhidas, à Estação de Tratamento de Água (ETA) da Copasa e à Estação de Tratamento de Esgoto (ETE) do SAAE, criando um vínculo ainda maior dos alunos com o tema e os objetivos do concurso.

Cada escola ficou responsável por indicar uma turma para participar do concurso e fazer a seleção das cinco melhores paródias, que foram enviadas para a SADEMA, que recebeu ao todo 34 paródias de excelente qualidade, segundo o Chefe do Setor de Cultura e Patrimônio Histórico, Fabrício Camargos, que fez parte da comissão julgadora:

“Foi muito difícil escolher as três melhores paródias e dentre elas elencar o 1º, 2º e 3º lugares. A qualidade dos trabalhos tornou a tarefa de julgar bastante prazerosa e ao final, pela coerência das notas dos demais jurados, tivemos a certeza de que a melhor venceu. ”

Além de Fabrício Camargos, a Comissão julgadora foi formada por: João Henrique Cançado Rodrigues – Assessor de Comunicação da Prefeitura de Luz; Leandro Araújo, também da ASSCOM; Clarinda Maria Dias Silveira, representante do Conselho Municipal de Defesa e Conservação do Meio Ambiente (CODEMA) e Rafaela Vinhal, representando a Secretaria Municipal De Educação, Cultura E Esportes.

A cerimônia de premiação aconteceu na Câmara Municipal e contou com a presença dos alunos, professores e diretores das escolas participantes, do Prefeito Aílton Duarte, Vice-Prefeito Antônio Carlos Xavier, das secretárias municipais, Lourdes Miriam (SADEMA) e Rosemary Ferreira (SEMECE), vereadores, servidores municipais e familiares dos alunos.

A SADEMA entregou um Certificado de Participação, aos alunos escolhidos entre os 5 melhores de cada escola, em reconhecimento ao esforço e dedicação de cada um no desenvolvimento das paródias.

A secretária Lourdes Miriam, falou da conscientização da importância da preservação do Meio Ambiente:

“Além dos trabalhos práticos nas propriedades rurais, como o Projeto Produtor de Água do Córrego da Velha, a SADEMA desenvolve diversas ações de conscientização, como o Selo Ambiental e, o concurso de paródias é mais uma ação nesse sentido, desta vez dedicado aos nossos jovens, que são os responsáveis pelo futuro do nosso Ecossistema”, encerrou a secretária.

O Prefeito Aílton Duarte falou das diversas ações realizadas pela Prefeitura de Luz, com o objetivo de preservar o meio ambiente em que vivemos:

“Hoje em dia, as crianças e adolescentes, possuem o senso de preservação ambiental muito aguçado e isso vem melhorando a cada dia, com a inserção de premiações como essa, em nossas escolas”.

O resultado final do concurso de paródias foi o seguinte:

O troféu de 3º lugar ficou com a aluna Lídia Costa Oliveira, do 7º ano, da Escola Estadual Capitão Alexandre Dú, do Distrito de Esteios, com o título “O ser humano diz que tem”, da música original “A Barata diz que tem”:

O 2º lugar, que também recebeu um troféu, foi a paródia da aluna Gabrielly Amaral Silva, do 9º ano, da Escola Municipal Dom Manoel Nunes Coelho, com o título “Economizar” da música original “Trem Bala”:

O 1º lugar, premiada com uma bicicleta, foi a aluna Thayna Romano Costa, do 6º ano, da Escola Estadual Dona Lica Raposo, com a paródia “Água Suja”, da música original “Asa Branca”:

Água Suja (Asa Branca) – Thayna Romano Costa


“Quando olhei a água suja

Senti dor no coração

Mas que tristeza, oh que maldade

Por que tamanha poluição?

Mas que tristeza, oh que maldade

Por que tamanha poluição?”


“Que esgoto, que sujeira

Quanto lixo tem ali

Eu peço ao povo, tenha cuidado

Pois muitos peixes vivem ali

Eu peço ao povo, tenha cuidado

Pois muitos peixes vivem ali”


“Hoje eu vejo a diferença

De algum tempo atrás

Tinha mais peixes, tinha mais vida

Poluição a morte traz

Tinha mais peixes, tinha mais vida

Poluição a morte traz”


“Hoje longe, muitas águas

Numa triste poluição

Espero o povo, ter consciência

E não jogar lixo no chão

Espero o povo, ter consciência

E não jogar lixo no chão”


“Enquanto o esgoto for tratado

Diminui a poluição

Eu te asseguro, terá mais vida

Terá mais peixes, no ribeirão

Eu te asseguro, terá mais vida

Terá mais peixes, no ribeirão

Eu te asseguro, terá mais vida

Terá mais peixes, no ribeirão”


Prefeitura de Luz - Agricultura e Meio Ambiente - Garantias de Desenvolvimento Responsável

Fotos: Leandro Araújo - ASSCOM/PMLuz

Clique na miniatura para ampliar as imagens

PREVISÃO DO TEMPO
NOTA FISCAL ELETRÔNICA
SERVIÇOS ONLINE
REDES SOCIAIS
RECEBA NOVIDADES DA PREFEITURA
Insira seus dados abaixo para receber informativos sobre o que acontece em nossa Gestão:
Prefeitura Municipal de Luz
Av. Laerton Paulinelli, 153
Monsenhor Parreiras - 35595-000 - Luz/MG
Todo material publicado neste website poderá ser distribuído
gratuitamente perante notificação prévia no e-mail:
comunicacao@luz.mg.gov.br
Administração 2017-2020
Desenvolvimento: iSoluçõesWEB