26/03/2019 - Luz recebe o 1º Festival Nacional de Food Truck – Prefeitura apoia o evento.

Por: João Henrique Cançado Rodrigues - MTB 19968/MG

ASSCOM/PMLuz

Do dia 21 a 24 de março, aconteceu com muito sucesso, o 1º Festival Nacional de Food Truck de Luz, com a organização da empresa JB Promoções e Eventos.

O evento recebeu o apoio da Prefeitura, com a cessão do espaço público e energia elétrica; em contrapartida o organizador priorizou a mão de obra e o comércio luzense. Ao todo foram dezesseis pessoas contratadas para trabalhar nos quatro dias de festa, todos da cidade de Luz. Os gêneros para o funcionamento do evento, como pães, carnes, refrigerantes, material de limpeza e etc., foram adquiridos no comercio luzense. Tendas, cadeiras, banheiros químicos, divulgação, imóvel para hospedagem da equipe; tudo contratado de empresas estabelecidas em Luz. Outra área impulsionada é o turismo gastronômico e o movimento normal que um evento dessa natureza proporciona ao comércio em geral, hotéis e restaurantes.

Conforme entendimento jurídico doutrinário majoritário, a Municipalidade é a responsável pela manutenção e utilização do espaço público no âmbito do Município de Luz. Assim, após Parecer da Procuradoria Municipal, ficou vedado o comércio e permanência de vendedores ambulantes na área reservada ao evento, prestigiando a culinária internacional e artesanal que é o objetivo do festival.

No cardápio: Chopp artesanal, churros espanhóis, comida mexicana, batata alemã, churrasco parrilla argentina, milk-shake americano, sanduíches colombianos e americanos.

Para a criançada: Pula- Pula, escorregador, cinema 3D, pipoca e muita diversão.

O advogado, Dr. Gustavo Carvalho esteve presente com a família em todos os quatro dias do festival e destacou:

“É um evento pioneiro em Luz, com destaque para a criteriosa organização que vemos aqui. É um prazer comparecer com minha família, onde juntos com outras famílias, nos divertimos, com segurança e diversas opções fantásticas da gastronomia mundial. A Prefeitura acertou ao apoiar o evento, que além de movimentar o comércio local, trouxe uma excelente opção de lazer para os luzenses. ”

O organizador do Festival, Jóba, da JB Promoções, agradeceu aos luzenses pela hospitalidade e carinho:

“Venho apresentar para Luz um Festival de Food Truck, com trucks de várias partes do Brasil, como Santa Catarina, São Paulo, Espírito Santo, Minas Gerais e Rio de Janeiro. Estamos em uma turnê pelo estado de Minas, onde já passamos por Itaúna, Martinho Campos, Pará de Minas, Bom Despacho, semana que vem estaremos em Lagoa da Prata e desta vez chegamos em Luz, para proporcionar à população que ainda não conhece, a culinária de algumas partes do mundo. Deixando bem claro que em todas as cidades que passamos até hoje, recebemos convite para voltar. Sinal que cumprimos com todas as nossas obrigações legais e o principal: Agradamos a população, que é nosso objetivo principal. ”

O comerciante Luiz, proprietário da A Padaria, foi um dos fornecedores luzenses do festival e falou do evento:

“Um festival maravilhoso, que acontece, geralmente, nos grandes polos e hoje acontece em nossa cidade. Eu vejo com bons olhos, pois movimenta não só o turismo, mas também o comércio, a minha empresa é um exemplo disso, que está fornecendo produtos para os trucks. Inclusive o organizador do evento, me pediu referências de pessoas de Luz, para trabalhar no festival. ”

Uma das contratadas para trabalhar durante o Festival, foi a luzense Tábata Matidone, que falou sobre a oportunidade:

“Não só eu, mas outras pessoas de Luz, fomos contratadas e agregamos valor ao evento, ao mesmo tempo que aprendemos sobre novas culturas e ainda recebemos um dinheiro extra, que é sempre bem-vindo. ”

O prefeito Aílton Duarte, falou do festival e sobre o apoio da Prefeitura:

“Novidade, essa é a palavra que define esse evento. Além é claro que antes de autorizar o apoio, a nossa equipe entrou em contato com as outras cidades por onde eles passaram e vimos que perto do benefício que eles trouxeram para aquelas cidades, a nossa contrapartida estava até pequena, mas foi com o que conseguimos ajudar. Os organizadores, em momento algum, faltaram com suas contrapartidas, movimentando o comércio, gerando emprego e oferecendo ao povo de Luz uma variedade da cultura gastronômica que ainda não havia presenciado em nossa cidade. ”

O prefeito ainda falou sobre novos projetos semelhantes:

“A gente prioriza o que é bom e dentro das leis. Qualquer empresa ou comerciantes, principalmente os luzenses, que se dispuserem a organizar um evento dessa magnitude, receberá o mesmo apoio que a prefeitura ofereceu para o Festival de Food Truck, que foi a energia elétrica e a utilização do espaço público, que é de responsabilidade exclusiva dos municípios. Todas as demais despesas ficaram a cargo do organizador do evento. ”

Encerrando com chave de ouro, o I Festival de Food Truck de Luz, aconteceu a apresentação da dupla de palhaços, que lotou de crianças a Pç. da Catedral, fazendo uma festa, para todos os gostos e todas as idades.

Durante todos os quatro dias do evento, nenhuma ocorrência criminal grave, aconteceu nas imediações no festival, onde se viu em sua grande maioria, a presença de famílias inteiras se divertindo e confraternizando, como toda boa festa deve ser.

Prefeitura de Luz – Compromisso com as Tradições de Nossa Terra