07/03/2019 - Carnaval Luz Folia 2019 – Simplicidade com qualidade, segurança e muita animação

Por: João Henrique Cançado Rodrigues - MTB 19968/MG

ASSCOM/PMLuz

Segundo a Polícia Militar, uma média de 2000 pessoas por dia, estiveram presentes nos quatro dias do Luz Folia 2019.

Com um orçamento 80% menor que a média dos anos anteriores, devido à grave crise que assola os municípios mineiros, aconteceu o melhor carnaval de rua gratuito da região. O diferencial desse ano foi que o comércio luzense abraçou a causa e contribuiu com sua realização. Cerca de 30 empresas deram seu valioso apoio para o sucesso da festa de momo.

A segurança dos foliões também foi uma grande preocupação da Administração Municipal, com a área delimitada, acesso controlado, além de equipe de bombeiros civis e segurança privada; tudo respaldado pelo laudo emitido pelo Corpo de Bombeiros e a supervisão da Polícia Militar.

O comandante da Polícia Militar de Luz, Tenente José Rodrigues, falou sobre o evento:

“Com referência à segurança pública, o nosso carnaval foi bastante tranquilo, inclusive com redução da quantidade de ocorrências policiais, não havendo registros de crimes violentos. As mesmas medidas que foram adotadas há três anos, continuam sendo implementadas e, podemos observar o aumento da sensação de segurança pública dos luzenses, onde muitas famílias que prestigiaram o evento, nos confidenciavam que não participavam há anos por causa do medo da violência e neste ano sentiram-se seguras em participar do evento carnavalesco. ” Finalizou Ten. Rodrigues.

Além dos comerciantes fixos na área do evento, um número recorde de comerciantes ambulantes com barracas e trailers, engrandeceram e trouxeram qualidade para a praça de alimentação, tudo sob a supervisão da equipe de fiscais do setor de Cadastro do município, que se fizeram presentes nos quatro dias da festa.

Visitantes, provenientes de Lagoa da Prata, Bambuí, Córrego Danta, Bom Despacho, Belo Horizonte, Abaeté, Pompéu, Moema, Paineiras, Campos Altos, entre outras, se uniram aos hospitaleiros luzenses na festa, o que fez do Luz Folia 2019, uma festa que ecoou Minas afora.

No sábado, o Prefeito de Luz, falou aos foliões, sobre as dificuldades da Administração na realização das festas tradicionais de Luz, com o carnaval não foi diferente.

“A nossa vontade sempre foi a de fazer o Luz Folia, mas a irresponsabilidade do governo do estado colocou a nossa festa em risco. Graças a Deus, às parcerias com os comerciantes e um planejamento minucioso realizado pela Assessoria de Comunicação e Eventos junto com a Secretaria de Fazenda e Planejamento da Prefeitura, nos possibilitou um dos melhores carnavais de todos os tempos, com responsabilidade com o dinheiro público, como sempre temos feito. ” Disse o prefeito Aílton em seu pronunciamento.

O carnaval é uma das maiores festas da cidade e movimenta quase todas as secretarias e setores da Prefeitura: Obras, Saúde, SEMECE, Fazenda e Planejamento, Compras, Tesouraria, Jurídico, Assessoria de Comunicação e Eventos, SAAE e o Conselho Tutelar, entre outros. Tudo em prol de realizar uma festa com excelência, para a população luzense e visitantes.

A Banda Lyra Vicentina Aterradense foi um diferencial nesse Luz Folia 2019. O resgate da tradição dos antigos carnavais e suas marchinhas embalou e emocionou o público presente. A banda realizou no sábado a abertura oficial do evento e na terça-feira, com um show completo fechou com chave de ouro o carnaval.

Os tradicionais blocos carnavalescos deixaram a Av. Laerton Paulinelli bem colorida e mais animada, cada um com sua característica marcante.

O cantor Cleiton Oliveira comandou as noites de sábado e segunda-feira, com dois shows de excelente qualidade, colocando todos os foliões para dançar até a madrugada.

As matinês aconteceram no domingo e terça-feira, sob o comando do professor Eurisson e o Grupo Axé Uai:

Na matinê de terça-feira, o destaque foi o concurso de fantasias infantis, com quase 100 crianças lindamente fantasiadas, os 3 primeiros colocados, divididos em duas categorias, receberam troféus. .

O concurso Maria Cebola, também movimentou a terça feira com muita irreverencia e descontração.

No domingo o show foi com o grupo Prazer Absoluto, que em mais de 3 horas de muito samba e pagode, alegrou os foliões:

Prefeitura de Luz – Compromisso com as Tradições de Nossa Terra

Fotos: Leandro Santos Araújo/ASSCOM-PMLuz

Clique na miniatura para ampliar as imagens