25/02/2019 - Banda Lyra Vicentina Aterradense ganha sede própria, no ano em que completa 100 anos de fundação

Por: João Henrique Cançado Rodrigues - MTB 19968/MG

ASSCOM/PMLuz

A Banda Lyra Vicentina Aterradense iniciou em setembro do ano passado as comemorações de seu centenário, que acontece em setembro de 2019.

A banda de música luzense, faz parte do acervo do patrimônio imaterial do município de Luz (despacho 001/2014, de 17/09/2014). Foi fundada em 25 de setembro de 1919.

Diversas comemorações, homenagens e eventos estão agendados para acontecer ao longo deste ano, até o grande dia do centenário em setembro.

Um dos acontecimentos mais esperados por todos e que veio fazer justiça à importância da Banda Lyra Vicentina Aterradense para a cidade de Luz, foi a inauguração de sua sede própria, o que correu quase 100 anos após a sua fundação.

A Administração Municipal, através do Setor de Cultura da SEMECE, vem se destacando na região com uma das maiores pontuações do ICMS Cultural, ficando à frente de cidades como Dores do Indaiá, Divinópolis, Lagoa da Prata e Bom Despacho; proporcionando a preservação permanente e a recuperação dos principais bens históricos de Luz, sejam eles materiais, como a Casa Grande, Catedral, Centro Cultural ou imateriais, como a Banda Lyra Vicentina Aterradense, a Expoluz, Festa da Congada de Nossa Senhora do Rosário, entre outros.

Na sede própria da Banda Lyra Vicentina, também funcionará a Escola de Música Maestro Geraldo Tavares, que com a estrutura adequada, poderá ampliar a descoberta de novos talentos musicais em Luz.

Foram investidos quase R$ 350 mil, provenientes de recursos próprios do município, através de alienação de lotes, com a devida autorização da Câmara Municipal de Luz.

A tão sonhada sede da Banda Lyra Vicentina é um presente da municipalidade e de toda a população, para esta importante corporação musical, que tão bem representa a cultura luzense aqui e por todo o Brasil.

A cerimônia de Inauguração

Bastante prestigiada, a cerimônia de inauguração aconteceu no último sábado (23/02), onde em clima de muita festa e música de qualidade, o executivo luzense, entregou oficialmente à Banda Lyra Vicentina Aterradense, a sua sede própria.

Após a formação da mesa diretora e do dispositivo de autoridades, a Banda Lyra Vicentina executou o Hino Nacional Brasileiro.

O descerramento da placa oficial de Inauguração da Obra, foi realizado pelo Prefeito Aílton Duarte, o diretor da Banda, Sr. Maurício Basílio da Silva e a Sra. Ângela Raposo Tavares, filha do Maestro Geraldo Tavares, que cedeu o nome à Escola de Música, com muita justiça e distinção.

A cerimonia teve prosseguimento com as bênçãos proferidas pelo Padre João Álisson do Carmo, com a aspersão de toda a instalação da nova edificação, sob os acordes do dobrado "Centúria Lyra Vicentina Aterradense ", composto em homenagem ao centenário da banda, pelo maestro João Evaristo Silveira Júnior, luzense, filho do sr. Zizi da farmácia.

Em homenagem ao centenário da Banda e por ocasião da inauguração da sede própria, o Dr. Osório Couto, presenteou o novo espaço cultural com uma bela placa com os nomes de todos os maestros da banda e seus atuais integrantes.

Essa placa foi descerrada, pelo Prefeito Ailton Duarte, o Presidente da Câmara, Edvaldo Vitor Alvino, o Dr. Osório Couto e o maestro Fabiano Botinha.

No telão foram exibidos dois vídeos com a história da Banda Lyra Vicentina Aterradense e com toda a trajetória de construção da sede.

Iniciado os pronunciamentos, o Dr. Osório Couto falou da importância da Banda Lyra Vicentina Aterradense para a cidade e de seu amor pela instituição. Também falou sobre a obra da sede:

“Em 100 anos de história de nossa querida Banda Lyra Vicentina, nenhum administrador deu o valor que ela tanto merece, ninguém se preocupou com sua constante peregrinação que se encerra hoje. Esta Administração Municipal que aqui está, mostrou que se preocupa com nossa banda, com nossa história e com nossa cultura. Parabéns a todos os envolvidos neste grande feito. Encerrou o Dr. Osório.

O historiador Dr. Iácones Batista Vargas, membro do Instituto Histórico e Geográfico de Minas Gerais, fez uma bela explanação sobre todas as outras sedes que a corporação musical possuiu antes de receber a sua sede própria.

Em seu pronunciamento, pautado na gratidão, citou Cícero, ao se referir à Administração Municipal, pelo presente à Banda Lyra Vicentina:

“A gratidão é não só a maior das virtudes, mas a origem de todas as outras. ” 

E finalizou, citando o filósofo chinês Lao Tse:

“O agradecimento é a memória do coração”

A Sra. Ângela Raposo Tavares, filha do homenageado, Maestro Geraldo Tavares, agradeceu a homenagem em nome de toda a família Tavares e falou do amor que o pai nutria pela Banda Lyra Vicentina:

“Fazia sol ou chuva, o meu querido pai, não perdia um ensaio da banda. A sua presença era certa. ”

O vereador José Osanan Botinha, autor do projeto de lei, de denominação da Escola de Música Maestro Geraldo Tavares, explicou as razões que o levou a apresentar ao plenário da Câmara o nome do Maestro, o qual foi aprovado por unanimidade:

“A dedicação e o amor à musica que o Maestro Geraldo demonstrava, contagiava a todos. Acompanhei de perto, pois meu pai foi um amigo inseparável dele. ”

O presidente da Câmara Municipal de Luz, vereador Edvaldo Vitor Alvino, falou da importância da harmonia entre os poderes executivos e legislativo:

“Essa obra é fruto da parceria entre a câmara e a prefeitura. O legislativo luzense que prontamente abraçou o projeto, se orgulha de presenciar esse momento histórico para Luz”


O Bispo Diocesano de Luz, Dom José Aristeu, falou do exemplo de harmonia entre os poderes, que com a soma das forças proporcionou a realização da obra.

Dom José Aristeu lembrou ainda:

“A história da Banda Lyra Vicentina Aterradense, se fundi à história da Diocese de Luz, que completou 100 anos em 2018, mas que até hoje comemora essa importante passagem. Com a Banda não será diferente, os 100 anos serão comemorados à altura desta grande corporação. ”

O Vice-Prefeito e Secretário de Administração, Antônio Carlos Xavier, também fez uso da palavra:

“Tudo foi feito com perfeição, cada detalhe minunciosamente estudado, para que a nossa banda, tenha a melhor sede da região, como ela merece. ”


Em seu pronunciamento oficial, o Prefeito Aílton Duarte, destacou os avanços na área da Cultura, que aconteceram desde 2013:

“Com as bênçãos de Deus, a nossa Administração pôde realizar maravilhas por Luz, nesses seis anos que estamos à frente do executivo. A parceria da Câmara Municipal, que sempre atende aos anseios da população luzense, seja fiscalizando, seja votando projetos que proporcionam obras que entram para a história de Luz, como a sede da centenária Lyra Vicentina Aterradense. ”

O Prefeito ainda citou o trabalho do Setor de Cultura da Prefeitura de Luz:

“Possuímos o maior ICMS Cultural da região, superando cidades como Divinópolis, Bom Despacho e Lagoa da Prata. Isso é fruto do competente trabalho de nossa equipe, que proporciona ao Patrimônio Histórico luzense, melhorias constantes e preservação da nossa história. ”

Em um momento de emoção, o Prefeito realizou a entrega simbólica da Sede, para o Maestro Fabiano Botinha e falou:

“Acabou a peregrinação, a partir de hoje, a nossa querida Banda Lyra Vicentina Aterradense possui a sua casa própria. ” 

Uma bela queima de fogos iluminou o céu do complexo cultural, Casa Grande, Santuário e Sede da banda, seguido de um concerto executado pela Banda Lyra Vicentina Aterradense, iniciando com o Dobrado à Cidade de Luz, composição do maestro João Evaristo Silveira Júnior, maestro da Banda São Sebastião, de Nova Serrana.

Prefeitura de Luz – Preservação da Cultura - Valorização da nossa História

Fotos: Leandro Santos Araújo/ASSCOM-PMLuz


Clique na miniatura para ampliar as imagens

PREVISÃO DO TEMPO
NOTA FISCAL ELETRÔNICA
SERVIÇOS ONLINE
REDES SOCIAIS
RECEBA NOVIDADES DA PREFEITURA
Insira seus dados abaixo para receber informativos sobre o que acontece em nossa Gestão:
Prefeitura Municipal de Luz
Av. Laerton Paulinelli, 153
Monsenhor Parreiras - 35595-000 - Luz/MG
Todo material publicado neste website poderá ser distribuído
gratuitamente perante notificação prévia no e-mail:
comunicacao@luz.mg.gov.br
Administração 2017-2020
Desenvolvimento: iSoluçõesWEB