28/01/2019 - Assinada Ordem de Serviço para a Construção de Poços Artesianos em Limoeiro e Bom Jardim – 23 propriedades rurais atendidas

Por: João Henrique Cançado Rodrigues - MTB 19968/MG

ASSCOM/PMLuz

O Prefeito de Luz, Aílton Duarte e o Secretário de Obras Públicas e Transportes, Roberto Basílio, assinaram no último dia 24 de janeiro, a ordem de serviço de início das obras de perfuração de dois poços artesianos, em duas comunidades rurais de Luz: Bom Jardim e Limoeiro.

De acordo com o convênio 0780/2016, firmado com a Fundação Nacional de Saúde (FUNASA), cujo objeto é a “Implantação e Ampliação de Sistemas de Abastecimento de Águas em Comunidades Rurais do Município de Luz/MG”, 16 propriedades serão contempladas na comunidade de Bom Jardim, próxima ao distrito de Esteios; e 7 propriedades na região do Limoeiro.

Após realização do Processo Licitatório 003/2018, o valor investido na obra será de R$468.908,01, e a empresa vencedora do certame é a Hidropoços LTDA.

A água dos poços artesianos será canalizada diretamente para as propriedades, através de sistema hidráulico, construído sem nenhum custo para os produtores rurais, que pagarão somente pela água que consumirem, após toda a obra finalizada.

Segundo a Hidropoços, a obra terá início imediato e deve ser inaugurada em aproximadamente 90 dias após seu início. O gerenciamento do abastecimento, após a conclusão das obras, será feito pelo SAAE-Luz.

Em épocas de estiagem, o caminhão pipa da prefeitura fornece o suporte aos produtores rurais, que necessitam desse bem primordial que é a água. O Prefeito Aílton Duarte falou da importância do projeto:

“O suporte aos produtores em época de estiagem, via caminhão pipa, é um paliativo que fazemos para suprir uma necessidade básica, mas mesmo com todo nosso empenho, não conseguimos atender da forma como deve ser feito. Essa obra vem corrigir esse problema e levar água potável de qualidade, para dentro das propriedades atendidas no convênio, durante todo o ano. Será um verdadeiro alívio para os produtores rurais e suas famílias”

Prefeitura de Luz - Obras que se tornam Qualidade de Vida