22/01/2019 - Graças às recentes medidas tomadas na educação luzense, aulas terão início no dia certo - 06/02/19

Por: João Henrique Cançado Rodrigues - MTB 19968/MG

ASSCOM/PMLuz

Os esforços da Administração Municipal em reduzir custos nesses tempos de incertezas e apreensões começaram a surtir efeitos práticos, ontem em Assembleia na Associação Mineira de Municípios (AMM), foi decidido pelos 343 prefeitos presentes, o adiamento da volta às aulas na rede municipal de ensino, para depois do carnaval e, somente se o pagamento do transporte escolar e FUNDEB estiverem sendo repassados regularmente.

Essa medida visa, entre outras coisas, economizar com os salários dos professores contratados nessas cidades.

Com a Escola Municipal Dom Manoel, recebendo todos os alunos de 1º ao 5º ano do ensino fundamental, da rede municipal, não existirá a necessidade de contratar professores para esses anos, proporcionando o início das aulas no dia certo, ou seja, 6 de fevereiro, como estava previsto.

Caso as medidas não tivessem sido tomadas pela Prefeitura, com certeza a necessidade do adiamento seria real e praticamente inevitável.

O Prefeito Ailton Duarte, explicou que toda mudança gera um desconforto nas partes envolvidas, mas que o tempo já está mostrando que foi necessária:

“Recebemos o apoio maciço da maioria dos pais dos alunos com as mudanças que ocorreram no início do ano. Hoje começamos a sentir o quão foram necessárias. Quase a metade dos municípios mineiros irão adiar a volta às aulas em mais de um mês. Caso ocorresse em Luz, quem perderia com isso seriam os servidores da educação, pais e os alunos, com a reposição de aulas aos sábados, pois o ano letivo só fecha com 200 dias; e também, os pais de alunos das creches, que possuem gastos extras com cuidadores, em períodos de férias. ”

A Secretária de Educação, Rosemary Ferreira se disse aliviada com o início das aulas no dia certo e salientou as ações que proporcionaram isso:

“Estamos aqui para fazer o melhor para o ensino luzense e cumprir a lei, todas as ações realizadas e medidas tomadas foram para esse fim. Graças a Deus, a Prefeitura vem equacionando as contas e a Educação teve importante papel nisso, sem prejudicar a qualidade do ensino. ”

Com o calendário escolar já definido, a rede municipal iniciará as aulas em 6 de fevereiro de 2019 e, nos dias 1, 4 e 5/2 acontecerão momentos de crescimento pedagógico e de organização para recepção aos discentes.

Em reunião com os gestores das escolas e creches, a SEMECE pretende realizar um grande encontro com os servidores da educação:

“É um encontro para uma acolhida e empoderamento dos nossos servidores, que são a mola propulsora das escolas e creches municipais. ” Afirmou a Secretária Rose Ferreira.

Prefeitura de Luz – Educação, Cultura e Esportes – Garantias de Nosso Futuro