30/11/2018 - E. M. Dom Manoel receberá os alunos do 1º ao 5º ano, da rede municipal de ensino, em 2019

Por: Rosemary Ferreira da Silva e

João Henrique Cançado Rodrigues - MTB 19968/MG

SEMECE e ASSCOM/PMLuz

A partir de 2019, os alunos da E. M. Padre Parreiras serão matriculados na E. M. Dom Manoel. Esta decisão, faz parte de uma das medidas necessárias de contenção de despesas da Prefeitura de Luz.

As prefeituras estão vivenciando uma crise sem precedentes, por falta de repasses de recursos financeiros, pelo governo estadual. Um dos maiores problemas é a falta do repasse do FUNDEB, utilizado em sua totalidade, para pagamento dos profissionais do magistério.

A Prefeitura de Luz, vem realizando estudos minuciosos, desvinculando recursos de outras áreas, para conseguir honrar com os pagamentos dos professores, o que aconteceu até este mês de novembro, inclusive com o décimo terceiro salário integral a todos servidores municipais.

As secretarias estão empenhadas em reduzir gastos, para controlar o orçamento, evitando declínio, a ponto do prefeito e equipe responderem por improbidade administrativa, segundo a lei de responsabilidade fiscal.

O momento não é de agradar a todos, mas fazer o que é certo e necessário. Todos os deveres legais estão sendo acompanhados pela Secretaria Regional de Ensino de Divinópolis.

A Resolução 19/2018, da Prefeitura Municipal de Luz/SEMECE, que dispõe sobre a organização e funcionamento da Educação Infantil, dos anos iniciais do Ensino Fundamental (1º ao 5º) e anos finais do Ensino Fundamental (6º ao 9º), que prevê em seu artigo 24, no mínimo, 25 alunos por turma no Ensino Fundamental, anos iniciais, será rigorosamente respeitada durante essa transição.

Toda a equipe de profissionais efetivos que trabalham na E. M. Padre Parreiras estará junto com os alunos, na E.M. Dom Manoel.

A demanda na E. M. Padre Parreiras, veio reduzindo sistematicamente ao longo dos anos e hoje, temos apenas 266 alunos, que podem ser absorvidos com tranqüilidade pela E. M. Dom Manoel.

A Escola Dom Manoel possui acessibilidade arquitetônica, que continuará com os atendimentos aos alunos com necessidades especiais e atendimento ao serviço de psicopedagogia e ainda manterá estrutura física e de pessoal para possíveis aumentos da demanda.

As famílias poderão ficar tranquilas sabendo que seus filhos entrarão aos seis anos de idade no 1º ano e sairão apenas no 9º ano, prontos para o ensino médio. Uma única escola municipal, atendendo com qualidade a todos os alunos. Situação que era almejada pela grande maioria dos pais de alunos do município.

Segundo o último cadastramento escolar, dos 156 pais que cadastraram seus filhos, apenas 21 optaram pela E. M. Padre Parreiras, o que corresponde a apenas 13,5% do total. A grande maioria escolheu a E. M. Dom Manoel, com 53%, 83 pais escolheram a escola; enquanto 52 optaram pela E. E. Sandoval de Azevedo, que corresponde a 33,5% da totalidade.

E ainda, como pode ser consultado nos documentos de cadastro, dos 21 pais que optaram pela E.M. Padre Parreiras, todos colocaram como segunda opção, a E.M. Dom Manoel ou E.E. Sandoval de Azevedo.

A E.M. Padre Parreiras, não fechará; apenas a demanda está sendo transferida para outra escola; ou seja, nenhuma criança está tendo seu direito a uma vaga na escola pública, desrespeitada.

Haverá sim, uma grande ampliação na área social, pois os serviços do projeto Bem Viver, poderão atender a um maior número de crianças e adolescentes, cujos pais trabalhadores, confiam seus filhos a este programa.

Será um prédio de escola, a serviço do trabalho social, com crianças oriundas da própria escola e dos bairros atendidos pela mesma.

A prefeitura só tem a agradecer ao trabalho, de grande competência, prestado pelos profissionais da E. M. Padre Parreiras; que agora se unirão a outra grande equipe, para cada vez mais, garantir um ensino eficiente e eficaz a todos os alunos de Luz.

A Administração Municipal jamais fecharia uma escola, deixando os alunos desamparados, está acontecendo a oportunidade de melhoria no atendimento aos nossos educandos, com responsabilidade e respeito a todos!

Continua com dúvidas? Procure a SEMECE ou o próprio prefeito. O diálogo honesto, claro e sem politicagem, é o melhor caminho para a resolução dos problemas.

Prefeitura de Luz - Educação, Cultura e Esportes - Garantias de Nosso Futuro

Fotos: Leandro Araújo - ASSCOM/PMLuz