29/11/2018 - SADEMA E CODEVASF distribuíram 20 mil alevinos no leito do Rio São Francisco

Por: João Henrique Cançado Rodrigues - MTB 19968/MG

ASSCOM/PMLuz

Na quinta-feira, 29/11, a Prefeitura de Luz, através da SADEMA, em parceria com a CODEVASF, realizou a soltura de alevinos no leito do Rio São Francisco, na região que marca a divisa entre os municípios de Luz e Lagoa da Prata (MG).

A ação foi promovida pela Codevasf, por intermédio do Centro Integrado de Recursos Pesqueiros e Aquicultura de Três Marias.

Segundo a secretária municipal da SADEMA, Lourdes Miriam Raposo: “Além de promover o repovoamento e a biodiversidade da bacia hidrográfica do Rio São Francisco, os peixamentos contribuem para a pesca familiar, com o aumento dos estoques pesqueiros, e para a conscientização da população a respeito da importância de preservação dos recursos naturais. Essa parceria com a CODEVASF é muito importante para os pequenos municípios. ”

Conforme a secretária, a ação de iniciativa da Companhia de Desenvolvimento dos Vales do São Francisco e do Parnaíba – CODEVASF, tem como parceiros, além da SADEMA; a Secretaria de Meio-Ambiente de Lagoa da Prata, a Polícia Militar de Minas Gerais e o Instituto Estadual de Florestas – IEF/MG.

Na avaliação do biólogo Edson Vieira Sampaio, responsável pelo Centro Integrado de Três Marias, “os peixamentos trazem grandes benefícios ao meio ambiente, com a melhoria dos estoques pesqueiros, e aos pescadores artesanais e amadores, com o aumento de oferta do pescado”.

Esse ano, cerca de 20 mil alevinos, das espécies: Curimatã, Pacu, Matrinxã e Piaba do Rabo Amarelo foram soltos no leito no Rio São Francisco.

Em março do ano passado, aconteceu uma ação semelhante, também promovida pela CODEVASF, em comemoração ao Dia Mundial da Água, com a presença de diversos estudantes, autoridades, ambientalistas e população em geral.

Prefeitura de Luz - Agricultura e Meio Ambiente - Garantias de Desenvolvimento Responsável

Fotos: Ulisses Bernardes - ASSCOM/PMLuz

Fonte: Site da CODEVASF

Clique na miniatura para ampliar as imagens