23/10/2018 - Prefeitura dá o primeiro passo para a construção da barragem no Córrego da Velha

Por: João Henrique Cançado Rodrigues - MTB 19968/MG

ASSCOM/PMLuz

A Administração Municipal de Luz, se fez presente em Montes Claros no último dia 23/10, na sede da CODEVASF - Companhia de Desenvolvimento dos Vales do São Francisco e Parnaíba.

O motivo da visita oficial, foi a assinatura do projeto de topografia e de engenharia, da construção da barragem no Córrego da Velha em Luz.

A elaboração dos dois projetos, foi avaliada em R$120 mil, valor economizado pelos cofres do município, com a parceria firmada com a CODEVASF.

A comitiva luzense foi recebida pelo Superintende da CODEVASF em Montes Claros, Sr. Rodrigo Rodrigues e pelo engenheiro responsável pelo projeto e analista da Companhia, Dr. Francisco Machado.

Segundo o superintendente, a CODEVASF entende a crise financeira que atravessa todos os municípios mineiros:

“Fui vice-prefeito de Janaúba e entendo a escassez de recursos que assolam os municípios mineiros. Por isso procuramos atender às demandas dos municípios, sempre que surge um projeto desta magnitude e, que vai beneficiar quase 20 mil pessoas diretamente. Esse é o nosso papel. ” Encerrou o Superintendente.

A missão da CODEVASF ´é desenvolver bacias hidrográficas de forma integrada e sustentável, contribuindo para a redução das desigualdades regionais.

Devido ao risco eminente de racionamento de água que se faz presente em todo período de estiagem, a Administração não mediu esforços para viabilizar a construção da benfeitoria o mais rápido possível.

A falta de investimentos da COPASA, no sistema de abastecimento de água de Luz, faz com que a Prefeitura assuma essa responsabilidade, para que a população não seja prejudicada pelo racionamento de água, como ocorreu em 2015.

A barragem garantirá, no mínimo, 1 bilhão de litros de água de reserva para o abastecimento da cidade e, sua execução está avaliada, inicialmente, em R$ 1 milhão, recursos que devem ser provenientes de emendas parlamentares dos deputados federais parceiros do município.

Segundo o Prefeito de Luz, a negociação com proprietários de terras, próximos ao Córrego da Velha, já começou:

“Alguns produtores rurais, que serão beneficiados com o aumento do nível da água em suas propriedades, já sinalizaram positivamente com o empreendimento. Aqueles que ainda possuem alguma dúvida, procuraremos sanar da melhor forma possível, com muito diálogo e responsabilidade com cada um, mas principalmente, visando o bem comum da população luzense. ” Disse Ailton Duarte.

O Prefeito ainda completou:

“Considero esta obra, como a maior conquista de nossa Administração em todos os 8 anos que estivemos à frente do Executivo luzense. Com a benção de Deus, pretendemos entregar esse sonho realizado para a população, até 2020. ”

Prefeitura de Luz – Obras que se Tornam Qualidade de Vida

Fotos: João Henrique Cançado - ASSCOM/PMLuz