24/10/2018 - Construção de 300 Barraginhas e 8Km de Terraços em 20 propriedades rurais da Bacia do Córrego da Velha

Por: João Henrique Cançado Rodrigues - MTB 19968/MG

ASSCOM/PMLuz

O Córrego da Velha tem sido tratado com grande prioridade pela Prefeitura de Luz, especificamente pela Secretaria Municipal de Agricultura e Desenvolvimento Econômico e Meio-Ambiente (SADEMA).

O projeto, objeto de convênio da CODEVASF, SEAPA e EMATER-MG que contou com o apoio do poder público municipal, foi executado na Sub-bacia do Córrego da Velha, através de construções de bacias de captação de água de chuvas, as famosas Barraginhas e construções de terraços.

O projeto tem a finalidade de evitar assoreamentos de solos para o leito do Córrego com a diminuição da velocidade das enxurradas causadoras de erosões, e ao mesmo tempo favorecer a captação de água das chuvas, possibilitando que ela infiltre para os mananciais da sub-bacia do Córrego da Velha, abastecendo as nascentes do córrego, de modo a se obter melhorias, tanto na qualidade, como na quantidade de água, a qual abastecerá o município de Luz.

A obra teve como concedente a Companhia de Desenvolvimento dos Vales do São Francisco e Parnaíba - CODEVASF, como Convenente a Secretaria de Estado de Agricultura, Pecuária e Abastecimento de Minas Gerais - SEAPA e executora do projeto e locação das obras, a Empresa de Assistência Técnica e Extensão Rural de Minas Gerais – EMATER-MG.

A empresa que venceu a licitação foi a Bioma Consultoria Ambiental Ltda., que executou as obras no período de 18/09/2018 a 10/10/2018, implantando o impressionante número de 300 trezentas bacias de captação e 8 km de terraços, sendo beneficiados os produtores: - Antônio Basilio Paulinelli,Antônio Júlio de Oliveira, Bruno Paolinelli Macedo,Carlos Eduardo Paulinelli, Carlos Paulinelli Rabelo, Davi Pereira Chaves,Gilcélia Resende,Giovani Ribeiro de Resende Franco, José Iranis Chaves, Kênia Gonçalves Ribeiro Bahia, Márcio Luiz Chaves, Marisa Basílio Paulinelli, Ouro fino Agropecuária Ltda., Ronaldo Camilo, Sebastião Orozimbo da  Silva, Silvério Antônio Rezende, Tânia  Paulinelli Bahia e Tiago Augusto Pereira Basílio.

O Produtor Bruno Paolinelli Macedo, elogiou a parceria e enalteceu a sua importância:

“É um trabalho de extrema importância para manutenção e preservação ambiental. O PROJETO PRODUTOR DE ÁGUA e a parceria com o Projeto da CODEVASF, veio na hora certa, pois o manancial do Córrego da Velha é o responsável por todo o abastecimento de água de Luz. Contudo, nós produtores rurais, não teríamos condições técnicas e financeiras para implantar as intervenções feitas pela SADEMA, o que mostra a extrema importância dessa parceria. ”

A receptividade com a qual os produtores rurais luzenses demonstraram com o projeto, deixou a Secretária da SADEMA, Lourdes Miriam, extremamente orgulhosa do sucesso do trabalho.

“Fomos contemplados com 300 Barraginhas e 8 Km de Terraços, que de imediato construímos, graças ao apoio e confiança, depositados no nosso trabalho, por parte dos produtores rurais. ”

Um dos contemplados pelo projeto, foi a Ouro fino Agropecuária Ltda.; o Sr. Carlos Elias Pimenta, administrador da propriedade, falou sobre a instalação das Barraginhas:

“Ações como essa, vem de encontro com a preservação da bacia do córrego da velha e do meio-ambiente em geral, que é o objetivo do projeto; ao mesmo tempo que torna o solo da propriedade mais fértil, pois colhem água das chuvas no momento de abundância, para ser utilizada na época da seca, garantindo sua sustentabilidade”.

O valor da obra executada no município de Luz, foi de aproximadamente R$100 mil.

Prefeitura de Luz – Sustentabilidade do Meio Ambiente – Qualidade de vida para a família luzense

Fotos: Ulisses Bernardes - ASSCOM/PMLuz

Fonte: Equipe Local da EMATER/MG - Luz