16/10/2018 - Carros abandonados em vias públicas trazem riscos à saúde da população

Por: João Henrique Cançado Rodrigues

ASSCOM/PMLuz

O Setor de Fiscalização da Prefeitura de Luz, após denúncia anônima, verificou que, existem seis carros abandonados e, em avançado estado de deterioração, em pontos da cidade.

Medidas já foram tomadas, como a identificação dos possíveis proprietários e envio de correspondência com o devido cartão postal de acusação de recebimento (AR); porém, algumas dessas correspondências retornaram, em razão da não localização dos destinatários.

Além de prejudicar sobremaneira a estética da cidade, os veículos podem trazer graves problemas de saúde pública para os cidadãos, como esconderijo para animais peçonhentos e acúmulo de água, que se transforma naturalmente em criadouros do mosquito Aedes Aegypti, transmissor da Dengue, Chicungunya e Zica Vírus.

Portanto, conforme previsto no Código Municipal de Posturas: É proibido manter este tipo de bem móvel, depositado ou ocupando passeio e via pública.

Segundo a Assessora Especial, do Serviço de Cadastro, Cíntia Bento: “A medida tem por objetivo, cumprir a previsão do Código de Posturas, solucionar a demanda que foi objeto de denúncia, que envolve inclusive, segurança pública, e, dar a oportunidade aos proprietários de, voluntariamente, providenciarem a liberação do espaço público ocupado e proporcionar melhorias na conservação e limpeza das vias públicas, também evitando a retirada forçada destes veículos. ”.

Com o objetivo de resolver a situação o mais rápido possível, a Prefeitura de Luz, através da Secretaria Municipal de Administração, emitiu um edital, para notificar aos proprietários ou possuidores dos veículos abaixo identificados, para que, no prazo de 10 dias, realizem a retirada dos veículos dos locais onde se encontram.

Lista de veículos abandonados:

Características do veículo abandonado

Via pública onde se encontra

Ford Corcel II 1979, verde, placa GOZ-4106, Moema/MG

R. Vigário Parreiras, nº. 1603 – Novo Oriente

VW Fusca 1300 1978, branco, placa GLH-6866, Luz/MG

R. Tonico Gontijo, nº. 385, esquina com R. Castro Mendes Macedo – Senhora Aparecida

GM Chevrolet Monza SL/E 1990, verde, placa GLI-0586, Luz/MG

Fiat Uno Mille EP 1996, azul, placa GTK-5734, Bom Despacho/MG

R. Getúlio Vargas, nº. 1059 – Novo Oriente

VW Gol, cor escura, sem placa, Luz/MG

R. Getúlio Vargas, nº. 1059 – Novo Oriente

Fiat Panorama 1983, branco, placa GUS-8033, Luz/MG

Rua Governador Valadares, nº. 665 - Centro

A população pode acessar o Edital, na íntegra, ao final desta matéria, e, caso conheça algum proprietário dos veículos listados, pode colaborar fazendo chegar a notícia aos mesmos, para a tomada das devidas providências.

Prefeitura de Luz – Sempre em Parceria com o Povo

Fotos:Fiscalização/PMLuz