20/09/2018 - SMS promove Curso de Capacitação de Agentes Comunitários de Endemias

Por: João Henrique Cançado Rodrigues

ASSCOM/PMLuz

A Prefeitura de Luz, por meio da Secretaria Municipal de Saúde (SMS), promoveu nos dias 18 e 19 de setembro, curso de capacitação e reciclagem para todos os Agentes Comunitários de Endemias do município.

A capacitação foi ministrada pelo Referência Técnica de Endemias, da Superintendência Regional de Saúde de Divinópolis, Geraldo Silvânio Ferreira.

O curso teve como base o Programa Nacional de Controle da Dengue (PNCD), onde diversos tópicos foram abordados, como:

- Diretrizes Nacionais para a prevenção e Controle de Epidemia de Dengue;

- Instruções de combate ao Vetor;

- Instruções de combate ao vetor - Operação de Campo;

- Zoneamento - Atribuições dos agentes de controle;

- Uso de equipamentos de proteção individual (EPI’s) e medidas de proteção coletivas e individuais;

- Uso do larvicida pyriproxyfen para controle de Aedes aegypti;

- Dengue - Métodos de controle do Aedes aegypti;

- Reconhecimento geográfico e Visita Domiciliar;

- Controle de Vetores - procedimentos de Segurança;

- LIRA - Levantamento do Índice Rápido do Aedes aegypti.

“Reforçamos todas as áreas, que tornam o combate ao AEDES mais eficaz e rápido. A equipe de agentes de endemias de Luz está de parabéns. Encontramos alguns problemas normais de relacionamento pessoal e algumas diferenças na conduta dos trabalhos, que buscamos minimizar e com o tempo, com certeza será sanado totalmente. ” Disse Geraldo Silvânio.

O setor de Endemias da Prefeitura de Luz, está sob nova coordenação, a enfermeira Luana Carvalho Mendes Silva, estará à frente dos trabalhos e fala sobre sua primeira capacitação no cargo:

“Com essa capacitação muitas dúvidas foram tiradas e, daqui para frente, nosso objetivo é manter tudo que estava dando certo e iniciar um novo ciclo, corrigindo pequenas falhas no dia a dia do setor de endemias de Luz, sempre visando o bem comum da população. ”

A Agente de Combate às Endemias, Verúsia Silva Resende, falou sobre a participação no curso:

“Eu aproveitei ao máximo o curso, aperfeiçoamos a maneira de abordar o morador das residências, aprimoramos as técnicas de combate ao AEDES e a melhor forma de orientar o cidadão na prevenção dos focos do mosquito e a importância do trabalho em equipe, pois aqui dependemos um do outro para um trabalho de qualidade. ”

Prefeitura de Luz – Sua Saúde – Nosso Investimento.