20/08/2018 - SEMECE promove I Festival de Matemática em Luz

Por: Rosemary Ferreira da Silva

SEMECE/LUZ

Nem mesmo o céu nublado da sexta-feira (17/08)  tirou o brilho e entusiasmo dos alunos, pais e professores que participaram na sexta feira da visita ao Planetário, com palestras interativas sobre as leis que regem o Cosmos. Com a mudança do tempo, não foi possível a observação do céu, com os cinco telescópios disponibilizados pela equipe de Astronomia da UFMG.

Ainda na programação de sexta-feira, os alunos da educação de jovens e adultos da E.E Comendador Zico Tobias vivenciaram dos jogos e desafios matemáticos direcionados pela outra equipe, de matemática da UFMG; na mesma noite, houve a oficina de capacitação dos nossos professores, que se mostraram entusiasmados e se interessaram pelos materiais didático-pedagógicos apresentados.

A manhã de sábado foi embalada pela euforia dos discentes, docentes e visitantes. Todos tiveram a oportunidade de aprender brincando através dos Jogos, dos Flexágonos, da Geometria Divertida, dos Labirintos Lógicos, da Cúpula de Leonardo da Vinci, do Planetário e da incrível Física Fácil com seus experimentos.

Os Labirintos Lógicos, muito nos chamaram a atenção, por se tratar de jogo de raciocínio lógico e estratégico divididos em diferentes níveis de dificuldade; trabalhando ainda, a coordenação motora, o senso direcional, o senso de organização, planejamento etc. A equipe da SEMECE já está providenciando para que estes e outros jogos sejam pintados nos pátios de suas escolas, oportunizando melhoria da qualidade das aulas e planejamento diferenciado aos professores, além aguçar o gosto pela Matemática de forma bem divertida.

A Cúpula de Leonardo da Vinci proporcionou a todos, diversão, imaginação e trabalho em equipe, num desafio espetacular de construir uma estrutura em formato de abóboda, utilizando duzentas peças de madeira em formato e tamanho iguais, foi sucesso absoluto!

O I Festival de Matemática, Física e Astronomia, comprovou conforme seu tema que, “A Matemática está em tudo” e abriu novos horizonte pedagógicos através da disponibilidade da equipe da Universidade Federal de Minas Gerais em dar continuidade ao processo de capacitação contínua nas áreas de Matemática e Física para os profissionais luzenses. E que venha o II Festival em 2019.

A Prefeitura Municipal de Luz, através da SEMECE, agradece a todos que participaram desse evento e em especial às Professoras Carmen Rosa e Aniura Milanês, que coordenaram todo este trabalho. Ressaltamos ainda, nossos agradecimentos a direção e servidores da E.M. Dom Manoel, que com tanto carinho e atenção organizaram os espaços físicos para que tudo ocorresse tão bem!

Prefeitura de Luz - Educação, Cultura e Esportes - Garantias de Nosso Futuro