13/07/2018 - SADEMA outorga Selo de Responsabilidade Ambiental, a parceiros do Produtor de Água

Por: João Henrique Cançado Rodrigues
 ASSCOM/PML

Na noite da última quinta-feira (12), a Prefeitura de Luz, através da SADEMA - Secretaria Municipal de Agricultura, Desenvolvimento Econômico e Meio Ambiente, realizou a I Reunião Técnica dos Produtores Rurais e a Cerimônia de Entrega do Selo de Responsabilidade Ambiental do Projeto Produtor de Água na Micro Bacia do Córrego da Velha.

O objetivo da I Reunião Técnica foi apresentar os resultados parciais do projeto aos produtores envolvidos e sensibilizá-los quanto aos modelos de produção de modo a minimizar os impactos sobre os recursos naturais em suas propriedades.

A premiação com o Selo de Responsabilidade Ambiental tem o objetivo de incentivar as instituições parceiras do programa “Produtor de Água do Córrego da Velha”, com isso, valorizando a preocupação quanto à construção de um futuro mais sustentável para o planeta, além de agregar valor único à sua marca.

Diversas autoridades, produtores rurais e membros da sociedade civil participaram do evento.

O Prefeito de Luz, Ailton Duarte, realizou a abertura dos trabalhos ressaltando a importância da preservação ambiental e destacando o trabalho da SADEMA: “A nossa secretaria tem sempre a preocupação de realizar projetos de excelência na valorização e preservação do meio ambiente, oferecendo ferramentas facilitadoras para a adesão dos produtores e entidades, ao mesmo tempo em que valoriza esses parceiros, premiando quem se dispõe a participar e executar tais projetos. ”

A Secretária Municipal de Agricultura, Desenvolvimento Econômico e Meio Ambiente, Lourdes Miriam Araújo Raposo, apresentou os resultados parciais do Projeto Produtor de Água na Micro Bacia do Córrego da Velha.

No total, foram quase 20 quilômetros de cercas construídas, delimitando uma área de nascentes preservadas de 137 hectares, em 15 propriedades atendidas, de um total de 19 proprietários contemplados.

Outorga do Selo de Responsabilidade Ambiental

O programa “Produtor de Água do Córrego da Velha” é um instrumento pelo qual a Administração Municipal apoia a melhoria, a recuperação e a proteção de recursos hídricos na micro bacia hidrográfica do Córrego da Velha, tendo como base, ações executadas no meio rural voltadas à redução da erosão e do assoreamento de mananciais, de forma a proporcionar o aumento da qualidade e da quantidade da água.

Face a uma conscientização social em prol da cooperação para a importância da gestão integrada de bacias hidrográficas, em benefício de toda a espécie humana, as instituições que se tornaram parceiras do programa “Produtor de Água do Córrego da Velha”, são reconhecidas através da outorga de selo denominado: “Selo de Responsabilidade Ambiental”, que foi criado pela Prefeitura de Luz, como forma de incentivo às mesmas, destacando a opção pela construção de um futuro mais sustentável para o nosso planeta, ao mesmo tempo em que associam um valor agregado e único à sua marca.

Foram agraciados com o Selo de Responsabilidade Ambiental:

O representante do Serviço Autônomo de Água e Esgoto – SAAE/LUZ, Luiz Augusto Mendes Carvalho.

Os representantes da Empresa de Assistência Técnica e Extensão Rural – EMATER/MG, José Luís de Faria e Joana D´Arc Caldas.

Os representantes da Faculdade de Filosofia, Ciências e Letras do Alto São Francisco – FASF, Maria Marli Pereira e Araújo e Heloísa Ribeiro Dos Santos.

Os representantes do Conselho Municipal de Defesa e Conservação do Meio Ambiente – CODEMA, Edivaldo Dias da Silva e Marília Aparecida Almeida Ventura.

Os representantes da Companhia de Saneamento de Minas Gerais – COPASA/MG: Evandro Veloso Bernardes e Anderson Mendonça.

O representante da Cooperativa de Crédito Livre de Admissão de Luz Ltda. – SICOOB CREDILUZ, Guilherme Resende de Oliveira.

A Agência Nacional de Águas – ANA é parceira na execução do projeto e constituinte da UGP. A representante da entidade, Consuelo Franco Marra, receberá o Selo de Responsabilidade Ambiental no dia 26 de julho, durante o seminário de Pagamento por Serviços Ambientais – PSA.

A Secretária da SADEMA, Lourdes Miriam falou sobre o evento: “O início do projeto foi desafiador e estimulante, mas a apresentação de excelentes resultados parciais, como aconteceu hoje, é realmente gratificante. A possibilidade de valorização dos parceiros do projeto com a outorga do Selo de Responsabilidade Ambiental pela SADEMA e, o valor dado a certificação pelos agraciados, mostra a grandeza do projeto e sua importância ao nosso ecossistema” destacou a secretária.

Prefeitura de Luz – Parcerias de Sucesso em prol do Meio Ambiente

Fotos: Leandro Aráujo