27/06/2018 - CODEMA comemora 10 anos de importante atuação em Luz
O Conselho Municipal de Defesa e Conservação do Meio Ambiente (CODEMA) reuniu-se na última sexta-feira (22), no Centro Cultural Maestro José Botinha (Cinelux), para comemorar 10 anos de atuação em Luz.

Criado em 1998, no âmbito da Lei Municipal nº 921 de 20 de março de 1998, lei esta que instituiu a política municipal de meio ambiente, porém ele passou a atuar em 2007, após a II Conferência Municipal de Defesa do Meio Ambiente.

O CODEMA é um órgão autônomo, normativo, deliberativo e consultivo, encarregado de assessorar o poder público municipal em assuntos referentes à proteção, à conservação, à defesa, ao equilíbrio ecológico, à melhoria do meio ambiente e ao combate às agressões ambientais em toda a área territorial do Município de Luz, MG.  É formado por representantes de entidades da sociedade civil e do poder público.

O presidente do CODEMA – Edivaldo Dias da Silva destacou a importância deste conselho para o município no que diz respeito a assegurar aos habitantes um meio ambiente ecologicamente equilibrado e, como consequência, promover melhoria na qualidade de vida dos munícipes.

Na oportunidade a secretária de Agricultura, Desenvolvimento Econômico e Meio Ambiente, Lourdes Miriam Araújo Raposo, apresentou ações já realizadas do Projeto Produtor de Água da Microbacia do Córrego da Velha, que temo como estímulo à política de Pagamento por Serviços Ambientais (PSA), voltada à proteção hídrica no Brasil e do Projeto de Revitalização do Ribeirão Estiva.

Segundo a secretária: “Ambos os projetos visam à redução da erosão e do assoreamento de mananciais no meio rural, com isso buscamos a melhoria da qualidade e a oferta de água no município de Luz”. Explicou Lourdes Miriam.

O presidente do CODEMA – Edivaldo Dias da Silva também destacou: “O CODEMA de Luz tem bons motivos para comemorar, através de uma gestão participativa que fizemos, junto com a secretaria de Agricultura, Desenvolvimento Econômico e Meio Ambiente – SADEMA, realizamos diversas ações educativas que envolveram a população, com blitz educativa, mutirão de plantio, e os próprios conselheiros com curso de arborização e capacitação dos mesmos. ” Explicou o Presidente.

O CODEMA também participa da Unidade de Gestão de Projeto, denominada UGP, que objetiva supervisionar a execução e implantação do Projeto Produtor de Água da Microbacia do Córrego da Velha, projeto este financiado pela Agência Nacional de Águas em contrapartida com a Prefeitura de Luz.

A bióloga, Sandra Pereira Campos Cardoso, assessora técnica do CODEMA, enfatizou a importância do conselho na sociedade: “O fortalecimento da participação democrática da população na formulação e implementação de políticas públicas é de suma importância para o sucesso de todos os projetos desenvolvidos nessa área em nosso município”.

Ressaltou também que, os membros do Conselho Municipal de Defesa e Conservação do Meio Ambiente exercem seus mandatos de forma gratuita, devendo ser considerados serviços de relevante interesse para o Município.

O ex-conselheiro João Carlos Conde Guimarães Coelho fez questão de ressaltar a relevância desses 10 anos. Segundo ele, que participou no início da atuação do conselho, afirmou: “O desempenho ágil, firme e responsável tem assegurado muitos benefícios para o município. O conselho é um efetivo instrumento de promoção de qualidade ambiental em Luz. ”

Para finalizar, o presidente do CODEMA agradeceu a presença de todos e em especial aqueles que gentilmente aceitaram a responsabilidade de serem colaboradores no direcionamento das políticas ambientais e representar os munícipes na defesa de um meio ambiente ecologicamente equilibrado, proporcionando aos demais cidadãos, uma melhor qualidade de vida.