20/06/2018 - Prefeitura de Luz intensifica preparativos, para receber os visitantes, no Jubileu da Diocese
Por: João Henrique Cançado Rodrigues
ASSCOM/PML

Em 2018 a Diocese de Luz celebra o seu centenário com muita fé, devoção e alegria. Diversos eventos acontecem desde o ano passado em virtude deste grande acontecimento religioso, cultural, histórico e turístico.

Com o início dos preparativos para o centenário, a cidade de Luz tem sido o centro das atenções em diversas comemorações e homenagens recebidas pela Diocese em todo o estado de Minas Gerais, o que valoriza, além da fé dos católicos, a nossa cultura, nossa história e o turismo na cidade.

Em virtude da importância do acontecimento, a Prefeitura de Luz iniciou diversas obras em nossos bens históricos protegidos e na Praça da Catedral, onde no dia 8 de julho acontecerá o ápice das comemorações dos 100 anos da Diocese, onde são esperadas cerca de 6000 pessoas de todo o Brasil.

Além da Pç. da Catedral, foram contemplados na reforma: o Monumento São Rafael, a Catedral Diocesana, o Palácio Episcopal e o Centro Cultural (Cinelux).

Estão sendo realizados as seguintes melhorias, que deixarão a cidade de Luz mais bonita e aconchegante, para receber os luzenses e visitantes:

- Limpeza e reforma do calçamento da Praça da Catedral;
- Reforma do Monumento Nossa Sra. da Luz;
- Realocação do Monumento Dom Manoel;
- Jardinação dos canteiros do Monumento São Rafael e Palácio Episcopal;
- Troca da iluminação da Praça da Catedral;
- Pintura de postes de iluminação;
- Reparos e substituição de bancos danificados da praça;
- Instalação de iluminação externa no Palácio Episcopal;
- Recuperação de meio-fio e canteiros da praça;
- Recuperação da tubulação de gás da pira do Monumento Nossa Sra. da Luz
- Manutenção hidráulica e forro de gesso do Centro Cultural Maestro José Botinha Maciel.

Os serviços realizados, seguiram os trâmites legais, sendo todos aprovados em reunião do Conselho de Cultura do Município de Luz e as despesas correm por conta dos recursos do ICMS do Patrimônio Cultural.

Segundo o responsável pelo Setor de Cultura da Prefeitura e Presidente do Conselho de Cultura do Município de Luz, Fabricio Camargos:

“O centenário da Diocese, possui uma forte conotação cultural e histórica, pois a partir da criação da Diocese, surgiu a cidade de Luz, gerando uma responsabilidade de todos os luzenses em receber bem os nossos visitantes. ”

As obras seguem a todo vapor e têm previsão de serem entregues até o dia 8 de julho, data que se comemora os 100 anos da Diocese de Luz.

Prefeitura de Luz – Preservação da Cultura - Valorização da História e Incentivo ao Turismo