19/06/2018 - Prefeitura, através da SADEMA, disponibiliza curso profissionalizante para a população, em parceria com o SESI/SENAI
Por: João Henrique Cançado Rodrigues
ASSCOM/PML

Nesta terça-feira (19), teve início em Luz, o curso de Costureiro do vestuário assistente, que acontece no Centro Administrativo Municipal.

O curso surgiu através de uma demanda observada pela SADEMA, através do SINE-Luz, onde constatou-se a falta de trabalhadores qualificados na área e o alto interesse das pessoas que buscavam o curso, principalmente nos distritos de Campinho e Esteios.

A Prefeitura buscou a parceria da FIEMG, que prontamente atendeu, através do programa Escola Móvel, do SESI/SENAI, que irá ministrar o curso, com duração de 1 mês e carga horária de 80 horas.

Após o período de inscrições, amplamente divulgado, foram formadas duas turmas de 20 alunos, das mais diversas áreas da sociedade, que possuem o objetivo de abrir seu próprio negócio, ingressar no mercado de trabalho ou firmar uma cooperativa de costura, o que se torna mais fácil após a capacitação e a obtenção do Certificado, que será entregue ao final do curso.

Foram disponibilizadas 5 vagas para o distrito de Campinho, onde todas foram preenchidas e, 10 vagas para o distrito de Esteios, onde somente 4 pessoas efetivaram a participação no curso. As outras 11 vagas foram ocupadas por alunos residentes na sede do município.

A secretária da SADEMA, Lourdes Miriam, enfatizou a importância desta capacitação: “Foi uma necessidade que percebemos principalmente nos distritos de Esteios e Campinho. Fomos atrás de parcerias e as turmas foram formadas rapidamente, demonstrando o interesse da população em se capacitar para o mercado de trabalho, além de verificamos também que existe a demanda de empregos nessa área em Luz. ”

Prefeitura de Luz – Capacitação Pessoal - Desenvolvimento Profissional