15/06/2018 - SADEMA realiza I Expo Ambiental em comemoração ao Dia Mundial do Meio Ambiente
A Administração Municipal, através da Secretaria Municipal de Agricultura, Desenvolvimento Econômico e Meio Ambiente – SADEMA/Sala Verde “Pau-terra” realizou no dia 08 de junho a I Expo Ambiental.

A exposição de maquetes e/ou experimentos, integra as programações do Dia Mundial do Meio Ambiente e as Ações do “PROGRAMA PRODUTOR DE ÁGUAS NA MICRO BACIA DO CÓRREGO DA VELHA” e aconteceu no estacionamento do Centro Administrativo Municipal.

A mobilização para confecção das maquetes iniciou-se em maio, com visitas as instituições de ensino do município para convidá-las a participar do evento.

Cada instituição selecionou os alunos que iriam participar da mostra.

No período de 14 a 18 de maio, foram feitas visitas orientadas ao Córrego da Velha, para mostrar in loco o manancial que abastece a área urbana do município de Luz e logo depois, os alunos foram levados para a Fazenda Grota Funda, de propriedade de Maria Divina Pereira, onde os alunos puderam ver a construção de bacias de contenção de águas pluviais (barraginhas) e cercas para protegerem a área de proteção permanente – APP do Córrego da Velha, ações que fazem parte do projeto.

Os alunos puderam observar também a diferença entre uma área preservada com pastagem e vegetação e uma área com erosões e desprotegida.

Através dessas visitas pode-se sensibilizar os alunos envolvidos sobre a importância das práticas conservacionistas e conhecer o manancial que abastece o município que teria como resultados a construção de maquetes.

Então, no dia 08 de junho foi realizada a I Expo Ambiental de maquetes e/ou experimentos com o tema “Conservação de Água e Solo”, que tem como perspectiva motivar ações de caráter educativo, visando provocar a reflexão sobre as questões e problemáticas relacionadas ao meio ambiente, estimulando o aprender, conhecer, pesquisar, investigar e discutir as ações antrópicas, contribuindo para a construção de valores e de uma nova sensibilização e conscientização ambiental.

A exposição contou maquetes sobre o tema Conservação de Água e Solo, confeccionadas pelas seguintes escolas: Associação de Pais e Amigos dos Excepcionais (APAE ), Escola Estadual Capitão Alexandre Du, Escola Ciranda do Saber, Faculdade de Filosofia, Ciências e Letras do Alto São Francisco – FASF, casas sustentáveis da Escola Estadual Comendador Zico Tobias, Escola Estadual Dona Lica Raposo e Colégio São Rafael, sendo que este também apresentou um experimento referente a reutilização de metal.

O Colégio Mais apresentou uma maquete de uma fazenda sustentável, uma maquete sobre o ciclo da água foi apresentada pelos alunos da Escola Estadual Sandoval de Azevedo, painéis das escolas Pré-Escolar Cantinho do Saber e Escola Municipal Padre Parreiras reforçando sobre a importância dos cuidados com o Meio Ambiente. Além da Escola Municipal Dom Manoel Nunes Coelho que trouxe maquetes sobre os pontos históricos de Luz.

A EMATER também participou da mostra e apresentou um estudo da EPAMIG (Empresa de Pesquisa Agropecuária de Minas Gerais) com o apoio da FAPEMIG (Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de Minas Gerais) sobre o Zoneamento Agroclimático do Estado Minas Gerais.

Um grande número de visitantes e pais de alunos prestigiaram a I Expo Ambiental, presenciando a conscientização e o respeito dos jovens com o nosso meio-ambiente.

Prefeitura de Luz – Compromisso Contínuo com o Meio-Ambiente