08/06 - SEMECE desenvolve o Programa de incentivo aos artistas luzenses: “Arte no Centro”
Desde o último dia 4 de junho, estão expostos no saguão de entrada do Centro Administrativo Municipal, diversas obras de arte do artista luzense José Maria Lobato.

São quadros e esculturas nas mais diversas formas de manifestação da arte em sua mais pura essência.

A ideia de realizar exposições como essa, surgiu do desejo de valorizar os nossos artistas locais em todas as maneiras de expressar suas artes, seja óleo sobre tela, sejam esculturas em gesso, madeira, tapeçaria, costura, crochê, tricô, pinturas diversas em telas, tecidos, etc.

A arte musical também faz parte do projeto e, em breve, estará representada no espaço.

O local foi escolhido por ter um grande trânsito de pessoas, tornando a ida do cidadão ao Centro Administrativo, seja por qualquer motivo, mais agradável e produtiva.

“Eu, enquanto secretária também da pasta da cultura, senti a necessidade de mostrar de forma pública toda a maravilha que vejo nas casas desses artistas que ficam incógnitos. O momento é deles! Vamos mostrar o trabalho de cada um! ” Disse entusiasmada a Secretária Rosemary Ferreira.

O artista Lobato, como assina suas obras, esteve presente durante visita de alunos das escolas luzenses ao Centro Administrativo e ressaltou a importância da valorização dos artistas locais, ao terem a oportunidade de expor suas obras em um ambiente com tanta visibilidade.

“Procuro trazer vida onde posso criar, a natureza é um belo exemplo disso, mesmo depois de morta, ainda conseguimos extrair beleza para os olhos dos admiradores da arte. É o caso da raiz de uma árvore, que encontrei boiando dentro do Rio Jacaré e vislumbrei que poderia voltar a enfeitar o nosso dia a dia” relatou José Maria.

A raiz em questão é uma das esculturas que mais chama atenção, pois o artista esculpiu nela pequenas variações da natureza, retratadas em detalhes às vezes imperceptíveis que aguça a atenção e prende o visitante pela diversidade de formas que se encontram na peça.

José Maria Lobato, além de artista plástico, escultor, pintor, é também compositor e professor de violão.

O Prefeito Ailton Duarte explicou que o Centro Administrativo é um local onde as pessoas vêm quando possuem alguma demanda para ser resolvida, mas que agora, com esse projeto, torna-se um local de visitação pública e lazer para as famílias luzenses e visitantes.

“É gratificante ver um local que idealizamos como a “nova casa do povo”, cada dia com uma novidade diferente, trazendo o povo para dentro do Centro Administrativo, não só para negócios ou resolução de problemas, mas também para lazer e absorção do aprendizado que a arte nos traz. ” Disse o prefeito de Luz.

A exposição está disponível para a visitação de segunda à sexta feira, de 7 às 17hs, no saguão do Centro Administrativo Municipal, na Av. Laerton Paulinelli, 153, bairro Monsenhor Parreiras.

Novos expositores que se interessarem em mostrar seus trabalhos artísticos no projeto, devem procurar a SEMECE e realizar o cadastro.

Prefeitura de Luz – Educação, Cultura e Esportes, Garantias de Nosso Futuro