21/05/2018 - CAPS/Luz comemora o Dia da Luta Antimanicomial
Com o tema: “Nossa loucura é mais lúcida que o seu preconceito! ”, o CAPS de Luz comemorou no último dia 18 de maio, o Dia da Luta Antimanicomial.

O evento aconteceu no Clube Social de Luz e foi organizado pela equipe do CAPS de Luz, que contou ainda com o apoio de diversos parceiros da iniciativa privada.

O objetivo da ação foi proporcionar aos pacientes do CAPS e seus familiares um momento de interação e congraçamento, juntamente com os profissionais e autoridades do município de Luz.

Durante todo o evento foi ressaltado, tanto pelos pacientes, quanto pelos profissionais e autoridades que proferiram suas palestras, a importância do CAPS de Luz, no cuidado com as pessoas em sofrimento mental, afirmando que o tratamento é mais eficaz com mais respeito e menos preconceito.

A abertura oficial do evento ficou a cargo do Prefeito de Luz Ailton Duarte; logo após aconteceram as palestras:

O Médico Psiquiatra, Dr. Diogo Eugênio de Sousa Moreira, falou sobre a importância do tratamento humanizado e dos horrores dos antigos manicômios, com o tema: “A LUTA ANTIMANICOMIAL E O CUIDADO COM A PESSOA COM SOFRIMENTO MENTAL”;

A Coordenadora do CAPS/Luz, Sra. Ana Flávia Necci, apresentou o projeto da “ASSOCIAÇÃO DOS USUÁRIOS DE SAÚDE MENTAL DE LUZ”, recém-criada em nossa cidade;

Em seguida a Psicóloga do CAPS, Viviane Gomes, após uma apresentação prévia, exibiu um vídeo institucional do Centro de Atenção Psicossocial de Luz, onde foram apresentados diversos depoimentos de usuários.

Fizeram uso da palavra: a Coordenadora municipal de Saúde Mental Kênia Mendes, a Secretária Municipal de Saúde, Simone Zanardi, o Presidente da Câmara Municipal de Luz, Vereador Wanderson Pinto da Silva e o Vice-Prefeito e Secretário de Administração, Antônio Carlos Xavier, todos parabenizando a organização do evento e ressaltando a importância da Luta Antimanicomial em nossa cidade.

O Prefeito Ailton Duarte, em seu pronunciamento, ressaltou a luta para a instauração do CAPS em Luz e as dificuldades encontradas nos primeiros anos do serviço: “A falta de repasses para a manutenção do CAPS foi um entrave que vencemos com planejamento e compromisso, pois tínhamos a certeza da importância do tratamento para nossos cidadãos. Hoje, quando os resultados aparecem, com essa equipe maravilhosa, com usuários comprometidos, como vimos no vídeo, sentimos que a luta valeu o esforço”, finalizou o prefeito de Luz.

Antes do encerramento a Administração Municipal, através da Secretária de Saúde, Simone Zanardi, homenageou a Coordenadora do CAPS/Luz, Ana Flávia Necci, representando todos os colaboradores.

Logo após foi servido o jantar, em um momento de congraçamento entre todos os presentes.

Prefeitura de Luz - Sua Saúde, Nosso Investimento
Clique na miniatura para ampliar as imagens