27/04 - SADEMA lança Projeto de revitalização do Ribeirão Estiva durante evento "Café com Prosa"
No último dia 27 de abril, ocorreu o “Café com Prosa” na Fazenda Olhos d’água, de Frederico Ozanan Vítor Campos e família.

O evento promovido pela Prefeitura de Luz, através da Secretaria de Agricultura, Desenvolvimento Econômico e Meio Ambiente – SADEMA, teve como objetivo, o lançamento do “Projeto de Revitalização do Ribeirão Estiva no Município de Luz/MG”.

Além de repassar aos participantes todas as informações sobre o projeto, foi servido um delicioso café em um momento de confraternização entre os presentes.

O lançamento do projeto contou com a participação de produtores rurais credenciados a receber as intervenções previstas no programa, além de autoridades, secretários municipais e membros da sociedade civil.

O Vice-Prefeito de Luz, Antônio Carlos Xavier ressaltou a importância desse tipo de projeto para as microbacias do município, preservando as nossas águas: “A preservação das nossas nascentes é uma preocupação constante da Administração Municipal e, esse trabalho tem sido muito bem desenvolvido pela competente equipe da SADEMA em todo município”, disse o Vice-Prefeito.

Lourdes Miriam Araujo Raposo, Secretária Municipal de Agricultura, Desenvolvimento Econômico e Meio Ambiente – SADEMA, agradeceu a família anfitriã, a presença de todos e apresentou em linhas gerais o “Projeto de Revitalização do Ribeirão Estiva no Município de Luz/MG”.

Durante sua fala a secretária enalteceu a adesão dos produtores: “O apoio recebido pelo Projeto é fundamental para seu sucesso. Esse apoio evidencia a preocupação de nossos produtores com as nascentes existentes em Luz.”

Destaque à palestra de Jamilson Wagner de Andrade Carvalho, Engenheiro Agrônomo e Mestre em Fitopatologia pela Universidade Federal de Lavras, Coordenador Técnico Regional de Culturas na Unidade Regional da EMATER-MG em Divinópolis, que falou da importância na preservação das águas, da utilização das práticas conservacionistas para conservação da água e do solo e ressaltou a sensibilização dos produtores em relação da preservação da água.

O “Projeto de Revitalização do Ribeirão Estiva no Município de Luz/MG” tem como objetivo a sensibilização e mobilização em relação às exigências do princípio de sustentabilidade através de ações de Educação Ambiental; recuperação de áreas degradadas e proteção/conservação dos remanescentes florestais nativos, através de cercamento de Áreas de Preservação Permanente (APP), em especial nascentes e áreas de Reserva Legal (RL), conservação de solo e água através da construção de bacias de contenção de águas fluviais (barraginhas) e terraços em nível.

Os recursos a serem aplicados na execução desse projeto são oriundos do Ministério da Justiça e Segurança Pública - Secretaria Nacional Do Consumidor – SENACON, no valor de R$ 340.268,15 e de contrapartida do município de Luz no valor de R$ 14.177,84, totalizando o valor de R$ 354.445,99.

O recurso será aplicado em 16 propriedades localizados na “cabeceira” do Ribeirão Estiva.

As ações terão como resultado a diminuição dos índices de erosão (erosão hídrica do tipo voçoroca, sulcos, laminar e deslocamento de massa de solo em taludes), melhoria de qualidade e maior infiltração e regularização de vazões, devido às ações de conservação de água e solo nas propriedades rurais localizados na microbacia e melhorias na produção de alimentos e das pastagens, proteção do manancial hídrico, preservação da biodiversidade local e do fluxo gênico da fauna e flora trazendo, em consequência, a melhoria da qualidade de vida da população da região.

A conservação da água e do solo melhora o rendimento das culturas e garante um ambiente mais saudável e produtivo para a atual e as futuras gerações.

Prefeitura de Luz – Responsabilidade Constante com o Meio Ambiente