26/03/2018 - Secretaria Municipal de Saúde, desenvolve novo projeto em prol das gestantes do Município
A Prefeitura de Luz, através da Secretaria de Saúde, desenvolveu um novo projeto em prol das gestantes do MunicípioNo ano de 2018 a Prefeitura de Luz, através da Secretaria de Saúde, está com um novo projeto, com programação inédita para as gestantes do município; será realizado a cada dois meses, um curso voltado para nossas futuras mamães.
 

 O primeiro encontro ocorreu no sábado, dia 24 de março e foi ministrado pelo Doutor Osmany Alberto Silva Filgueira, médico especialista em Ginecologia e Obstetrícia e pela Professora Gabriela Campos de Oliveira Filgueira, Farmacêutica, Doula e Consultora de Amamentação.

Os próximos encontros acontecerão nos meses de maio, julho, setembro e novembro deste ano, com programação a ser divulgada no decorrer do ano.
 
O Primeiro Curso para Gestantes de 2018
 
No sábado, dia 24 de março, aconteceu no Centro Cultural – Cinelux, o Primeiro Curso para Gestantes deste ano, estiveram presentes 68 participantes.

O início do curso aconteceu às 08hs com a presença do Prefeito de Luz, Sr. Ailton Duarte, Secretária Municipal de Saúde – Sr.ª Simone Zanardi e do Vice-Presidente da Câmara Municipal – Vereador Aldair Paula Duarte.


Após a recepção e credenciamento dos participantes foi servido o café da manhã como parte da programação, um oferecimento do Buffet Doçura, um dos parceiros do evento.

Na primeira palestra do dia, o Dr. Osmany Filgueira falou sobre o pré-natal e os cuidados importantes para uma gestação saudável; na sequência foi apresentado o documentário “O Renascimento do Parto”, o filme resgata o papel da mãe no nascimento do seu filho. O documentário coloca a mãe como atriz principal, juntamente com seu companheiro, no resgate da tradição do parto normal.


Dr. Osmany Filgueira explicou o que é preciso saber sobre trabalho de parto e parto, o obstetra aproveitou o momento para dar informações sobre o Parto Normal e Parto Cesariana.

Foi realizado um intervalo e servido o almoço pela Prefeitura de Luz, preparado pela Equipe da Padaria Escola Municipal.


Após o intervalo, reinício das atividades com relaxamento para o parto, os alunos da FASF, que fazem parte da Liga Humanizarte, juntamente com as professoras Alessandra Duarte, Maria Marli Pereira de Araújo e Gabriela Campos de Oliveira Filgueira, aproveitaram para fazer demonstrações de atividades que ajudam a gestante no momento do trabalho de parto.


A Professora Gabriela iniciou sua apresentação falando sobre os principais cuidados com o recém-nascido e, o que fazer para conseguir amamentar com segurança.


Ao final, foi apesentado o projeto Pingo de Luz, realizado pela Casa da Amizade-Rotary Club, com sorteio de brindes para as gestantes presentes.

No encerramento do evento, a Secretária Municipal de Saúde, Simone Zanardi, falou da importância do Pré-Natal e da participação das gestantes nos cursos oferecidos pela Secretaria de Saúde, onde agradeceu a presença de todas as gestantes e acompanhantes: “Muito obrigado pela presença de todas, a responsabilidade com o bebê começa em todos os passos da gravidez. A participação de vocês é muito importante, pois tudo que aprendemos de bom, que pode trazer consequências boas para os nossos filhos é muito válido”, finalizou a secretária.


Simone ainda salientou a preocupação da Administração Municipal com as gestantes, agradecendo os setores da Prefeitura e da iniciativa privada que apoiaram o evento: “Quero agradecer de coração a todos que fizeram o sucesso deste evento, os colegas da Secretaria Municipal de Saúde, do PSF 1, da Assessoria de Comunicação e os colaboradores da inciativa privada: SICOOB-CREDILUZ, Humanizarte – Liga de Humanização da FASF, Espaço Saúde, Casa da Amizade, Rotary Club, A Padaria, Buffet Doçura, Espaço Jussara Karina Fisioterapia e a Pastoral da Criança.” Finalizou Simone Zanardi.


O Evento foi encerrado às 15:30 horas com o café da tarde, gentilmente servido por mais um parceiro do projeto, A Padaria.
 
Prefeitura de Luz – Sua Saúde, Nosso Investimento
PREVISÃO DO TEMPO
NOTA FISCAL ELETRÔNICA
SERVIÇOS ONLINE
REDES SOCIAIS
RECEBA NOVIDADES DA PREFEITURA
Insira seus dados abaixo para receber informativos sobre o que acontece em nossa Gestão:
Prefeitura Municipal de Luz
Av. Laerton Paulinelli, 153
Monsenhor Parreiras - 35595-000 - Luz/MG
Todo material publicado neste website poderá ser distribuído
gratuitamente perante notificação prévia no e-mail:
comunicacao@luz.mg.gov.br
Administração 2017-2020
Desenvolvimento: iSoluçõesWEB