26/03/2018 - Inaugurada a obra de pavimentação, pontes e melhorias da MG 429 e 176
As rodovias MG 176 e MG 429 que ligam Luz a Lagoa da Prata, via Esteios, foram inauguradas oficialmente na manhã desta quinta-feira (22). A cerimônia de entrega das obras foi realizada a partir das 10h00, no trevo de entrada do Distrito de Esteios e contou com a presença do governador de Minas Gerais, Fernando Pimentel, do prefeito de Luz, Ailton Duarte, secretários de estado, deputados federais e estaduais, vereadores, além de 14 prefeitos e lideranças políticas da região.

O prefeito de Luz, Ailton Duarte, destacou a importância da obra para a economia da região. “Esse é um dia ímpar para mim, pois fui reeleito e pude viver este momento, ou seja, a inauguração destas rodovias que ligam as duas cidades, desde a assinatura da ordem de serviço até a inauguração. Fico feliz em nome do povo de Luz e Esteios. Portanto, só tenho a agradecer a todos que lutaram para que esse momento acontecesse”, disse o prefeito, relembrando que há 40 anos usava a estrada, que era de terra, para transportar sua produção de leite e enfrentava diversas dificuldades.

Durante a inauguração, que aconteceu no distrito de Esteios, no município de Luz, o governador Fernando Pimentel lembrou que a obra entregue é uma demanda de mais de 40 anos da região.

“Minas Gerais é um estado com municípios pequenos, o governador tem que se desdobrar para tentar estar em todos eles. Vim entregar uma obra que é um sonho da região há 40 anos pelo menos, que é a estrada que liga Luz a Lagoa da Prata, a estrada, as pontes, enfim. É uma importante via de acesso. Até certo tempo atrás você tinha que tirar o caminhão atolado na lama com auxílio de bois”, afirmou o governador.

O vice-presidente da Câmara Federal, deputado Fábio Ramalho, agradeceu ao governador pela conclusão das intervenções na estrada. “O senhor a concluiu e mostrou que tem compromisso com todos os mineiros. Minas Gerais precisa de mais recursos do Governo Federal e estamos trabalhando para isso”, completou.

Paralisações da obra

A obra de asfaltamento de aproximadamente 45 quilômetros de extensão da MG 176 e MG 429 teve início em 2013. Em dezembro de 2014, a obra estava praticamente pronta, restando a sinalização da via, bem como a finalização das pontes sobre o Rio São Francisco e sobre o Ribeirão Jorge Pequeno, na saída do município de Luz.
Com a mudança de governo, o empreendimento foi paralisado; durante esse tempo, quem precisava usar a estrada, fazia a travessia pela ponte de ferro antiga, que não demorou muito a cair. Muitos acidentes aconteceram nesse período, alguns fatais.

Em 09 de setembro de 2015, a obra foi reiniciada com a promessa de entrega, no máximo em 180 dias. Fato que infelizmente não ocorreu, pois, a obra foi novamente paralisada pela empreiteira.

Durante os períodos de paralisaçõa da obra, foram diversas as viagens que o prefeito de Luz realizou à capital mineira, além de vários ofícios e empenho político de alguns deputados, na tentativa de sensibilizar o Governo de Minas a concluir os trabalhos.

Finalmente, no dia 13 de junho de 2016, no Palácio Tiradentes, em Belo Horizonte, na presença do prefeito de Luz, Ailton Duarte, o governador de Minas, Fernando Pimentel, assinou a autorização para a retomada da obra, que incluía também, o término da construção da ponte sobre o Rio São Francisco.

No dia 21 de agosto de 2017, após quatro anos do início dos trabalhos, o tráfego na ponte que liga os municípios de Lagoa da Prata a Luz, foi liberado. O mesmo aconteceu recentemente com a ponte do Ribeirão Jorge Pequeno.

Muito mais que interligar municípios, esse asfalto traz o progresso e novas perspectivas para fazendeiros, alunos, professores, empresários e para todas as pessoas que por ali passam.

Fonte: Jornal Visão