21/12 - Prefeitura zera lista de espera por vaga nas creches de Luz, todas as crianças serão atendidas em 2018
Uma conquista inédita, desde a inauguração da Creche Escola Casulo Sorriso, no bairro Novo Oriente: “Nenhuma criança de Luz vai ficar fora da escola em 2018”, estas foram as palavras da secretária municipal de Educação, Cultura e Esportes,  durante reunião ocorrida na noite de quarta-feira (20), no Centro Cultural Maestro José Botinha Maciel (Cinelux).

Além da secretária, o encontro contou com a presença do prefeito de Luz, diretoras, professoras, coordenadoras de creches, membros do conselho de educação, pais, responsáveis e muitas crianças.

De acordo com a secretária, após o cadastramento realizado recentemente, a SEMECE constatou que o município tem hoje uma demanda reprimida de 204 crianças, de 6 meses a 5 anos, aguardando vagas nas creches ou pré-escolas.

Por conta disso, a prefeitura de Luz tomou medidas necessárias para sanar o problema dessa demanda, que já existia há muitos anos.

Segundo a secretária, a Lei Federal estabelece o turno parcial para a educação infantil, não havendo obrigatoriedade do Poder Público Municipal, em fornecer vagas em período integral, tendo em vista que tal oferta depende da disponibilidade e discricionariedade da administração pública, que precisa administrar os seus escassos recursos para atender o maior número possível de crianças e garantir o direito à educação de todas, com base nos princípios da razoabilidade e proporcionalidade.

No entendimento da secretaria:  “A lei fala em turno parcial, mas precisamos compreender a nossa necessidade e a nossa realidade, meio período não atenderia as familias luzenses. O que acontece aqui em Luz é que temos mais de 200 crianças fora da educação infantil, então vamos solucionar esse problema,  trabalhando sempre dentro da legalidade e isso vai ser feito a partir de 2018”.

A secretária disse ainda, que contou com o empenho da Administração Municipal , para que nenhuma criança entre 6 meses e 5 anos, fique fora da sala de aula. Para tanto, foi realizado reestruturação do ensino infantil no município, com período integral para as crianças nas creches, atendendo a necessidade citada anteriormente.

A partir de 2018, o Pré-Escolar Municipal Cantinho do Saber receberá 100% das crianças de 4 e 5 anos em Luz. A Creche Drake Ghader Paulinelli, ficará responsável pelas crianças de 3 anos; enquanto que as Creches: Casulo Sorriso e Maria do Carmo, cuidarão das crianças de 6 meses a 2 anos.

Ao fazer uso da palavra, no final da reunião, o prefeito municipal disse que ficou muito preocupado, quando soube da demanda reprimida de crianças fora da escola em Luz, citando a complexidade da situação, pois o Estado não faz a parte dele, deixa tudo nas costas do município. Mas, por outro lado, a Administração não pode deixar nossas crianças fora da escola, pois crianças dessa idade, são responsabilidade do município e se o estado não vem cumprindo a parte dele, a Prefeitura de Luz cumpre a dela. Depois de muitas reuniões, o problema foi solucionado. Lugar de criança é na escola e a partir de 2018, todas as crianças de Luz serão atendidas.

Prefeitura de Luz - Educação, Cultura e Esportes - Garantias de nosso Futuro
Rua Dezesseis de Março, 172