14/11 - III Conferência Municipal de Educação de Luz, reúne mais de 300 pessoas e 14 escolas
No dia 14 de novembro de 2017, a Prefeitura Municipal de Luz, através da Secretaria Municipal de Educação, Cultura e Esporte, realizou a  III Conferência Municipal de Educação de Luz.

O evento reuniu mais de 300 pessoas, no poliesportivo da E. M. Dom Manoel Nunes Coelho e, contou com a presença do prefeito de Luz, Sr. Ailton Duarte, o presidente da Câmara, Sr. Wanderson Pinto da Silva, e os vereadores Edvaldo Vitor Alvino, Pretinho do Zeca, José Euclides Pessoa Ferreira e One Silver; representando a Superintendência Regional de Ensino (SRE) de Divinópolis, a inspetora Jakeline Gontijo.


Após a execução do Hino Nacional, pelo Maestro Fabiano Botinha, a abertura oficial da Conferencia, foi realizada pelo Exmo. Prefeito, Ailton Duarte, em seguida a Secretária Municipal de Educação, Cultura e Esporte, Sra. Rosemary Ferreira da Silva, proferiu o seu pronunciamento.

Um momento de descontração e emoção, proporcionou alegria contagiante aos participantes, com a apresentação dos alunos do Centro de Educação Estrela Dalva/APAE, com a encenação do musical “Filhos do fogo”.


As escolas Pré-Escolar Cantinho do Saber de Esteios, E. M. de Campinho, Creche Maria do Carmo, e E.E. Capitão Alexandre Du de Esteios, abraçaram o projeto de “Combate à Violência” em parceria com a Secretaria Municipal de Saúde e Secretaria do Bem-Estar Social e Habitação, com a exposição de murais ilustrados, confeccionados pelos alunos, por todo o ambiente do evento, como parte da apresentação artística - cultural.


Os participantes credenciados previamente, foram divididos em nove salas, cada uma com um eixo temático, que foram elaborados pelo Fórum Nacional de Educação, atendendo as 35 disposições legais.

Em seu pronunciamento, a secretária Rosemary Ferreira, explanou sobre o eixo 9, da Secretaria de Educação de Minas Gerais (SEE/MG), falou sobre o objetivo da Conferência Nacional de Educação (CONAE) e, da importância da realização da Conferência Municipal, como pré-requisito para a etapa territorial, que acontecerá dia 25 de novembro em Itaúna e, a etapa estadual que acontece de 22 a 25 de março de 2018, em Belo Horizonte.


Ressalta-se que todas estas etapas, são indispensáveis para a discussão  e construção  do documento final, da Conferência Nacional Popular de Educação (CONAPE) e da CONAE, que  em conformidade com a Constituição Federal de 1988, com a Lei n. 13.005\2014, e em  consonância com o Decreto de 09 de maio de 2016, a III Conferência  Nacional de Educação, com o tema “A consolidação do sistema nacional de  educação – SNE e o Plano Nacional de Educação – PNE: monitoramento, avaliação e  proposição de políticas para a garantia do direito à educação de qualidade social, pública,  gratuita e laica,acontecerá em Brasília,em abril de 2018.

A organização das conferências de educação, reafirmam o Plano Nacional de Educação, como epicentro das políticas educacionais e, dessa forma, assegura que ele esteja em movimento, com suas diretrizes, metas e estratégias efetivamente viabilizadas, com objetivo de consolidar o envolvimento da sociedade em seu conjunto, assim como em relação aos demais planos estaduais, distritais e municipais.

Durante a Conferência Municipal, os educadores e demais participantes, tiveram a oportunidade de analisar o documento base de cada eixo temático e acrescentar, alterar o texto ou mesmo suprimir parágrafos.
 
Os eixos abordados foram:
 
I - O PNE na articulação do SNE: instituição, democratização, cooperação federativa, regime de colaboração, avaliação e regulação da educação;

II - Planos decenais e SNE: qualidade, avaliação e regulação das políticas educacionais;

III - Planos decenais, SNE e gestão democrática: participação popular e controle social;

IV - Planos decenais, SNE e democratização da educação: acesso, permanência e gestão;

V - Planos decenais, SNE, educação e diversidade: democratização, direitos humanos, justiça social e inclusão;

VI - Planos decenais, SNE e políticas Inter setoriais de desenvolvimento e educação: cultura, ciência, trabalho, meio ambiente, saúde, tecnologia e inovação;

VII - Planos decenais, SNE e valorização dos profissionais da educação: formação, carreira, remuneração e condições de trabalho e saúde; e

VIII - Planos decenais, SNE e financiamento da educação: gestão, transparência e controle social.

 IX- Construindo o Sistema Integrado de Educação Pública de Minas Gerais /SIEP-MG.

X- Plano Decenal Municipal de Educação de Luz.
 
Na plenária final, os relatores de cada Eixo, fizeram a conclusão e sugestão de novas redações onde foi necessário, apresentando assim, as três emendas mais votadas de cada eixo discutido.

Estas emendas serão encaminhadas ao Conselho Estadual de Educação, para a etapa territorial e estadual, seguindo para novas avaliações e discussões.

Em Itaúna e em Belo Horizonte, serão enviados quatro delegados eleitos na Conferência Municipal, para representar a cidade de Luz e defender as emendas aprovadas na etapa local.

Os delegados escolhidos são: Andreone Silva Lacerda, da E.E. Comendador Zico Tobias, representando os gestores estaduais; Ítalo Santos Clemente, da E.E. Comendador Zico Tobias, representando os estudantes; Ione Lamounier Camargos de Resende, do Colégio Mais, representando os gestores das instituições privadas; Flávio Martins de Menezes, da E.M. Dom Manoel Nunes Coelho, representando os gestores municipais.

Na oportunidade a Secretária de Educação explicou: “A Conferencia foi um verdadeiro sucesso e com certeza entrou para a história do ensino luzense. A comunidade escolar abraçou quase que em sua totalidade o evento, proporcionando credibilidade e    oportunidade para a SEMECE consolidar ainda mais o trabalho realizado em Luz. Agradeço a todos os diretores, coordenadores e supervisores educacionais, que trabalharam à frente de cada eixo, tornando possível esse êxito. Agradeço também a toda a comissão organizadora, os secretários municipais e todos que prestigiaram a III Conferencia Municipal de Educação. ” Encerrou Rosemary
PREVISÃO DO TEMPO
NOTA FISCAL ELETRÔNICA
SERVIÇOS ONLINE
REDES SOCIAIS
RECEBA NOVIDADES DA PREFEITURA
Insira seus dados abaixo para receber informativos sobre o que acontece em nossa Gestão:
Prefeitura Municipal de Luz
Rua Dezesseis de Março, 172
Centro - 35595-000 - Luz/MG
Todo material publicado neste website poderá ser distribuído
gratuitamente perante notificação prévia no e-mail:
comunicacao@luz.mg.gov.br
Administração 2017-2020
Desenvolvimento: iSoluçõesWEB