31/10 - Engenheiros da CODEVASF, avaliam obra que pode solucionar o abastecimento de água em Luz
No último dia 31 de outubro, os engenheiros da CODEVASF – Companhia de Desenvolvimento dos Vales do São Francisco e do Parnaíba, Dr. Francisco Machado e Dra. Paula Almeida, estiveram em Luz, atendendo a uma solicitação da Administração Municipal, para verificar a viabilidade técnica do barramento que a prefeitura pretende construir no Córrego da Velha.

Acompanhados do Prefeito Ailton Duarte, do Secretário de Obras, Roberto Basílio; do Assessor de Convênios, Iomar Santos e do Engenheiro da Prefeitura, Dr. Alair Ribeiro, os engenheiros visitaram o local e acenaram favoravelmente para a construção da barragem.

De acordo com o prefeito Ailton Duarte, o próximo passo será a contratação de uma empresa para elaborar o projeto de topografia do local, o que deverá ser realizado nos próximos dias. Já a CODEVASF se colocou a disposição para viabilizar a licença ambiental, e o projeto de construção, além de prestar assessoria ao longo da obra.

A Codevasf é uma empresa pública, vinculada ao Ministério da Integração Nacional que promove o desenvolvimento e a revitalização das bacias dos rios São Francisco, Parnaíba, Itapecuru e Mearim, com a utilização sustentável dos recursos naturais e estruturação de atividades produtivas para a inclusão econômica e social. A entidade direciona sua atuação na coordenação e execução de obras de infraestrutura hídrica; implantação de distritos agropecuários e agroindustriais; ações de inclusão produtiva; revitalização de bacias hidrográficas; obras de saneamento básico e esgotamento sanitário.

O projeto, que por ventura possa ser realizado pela CODEVASF, economizaria cerca de R$120 mil reais para os cofres públicos.

“Esse é um sonho que nasceu em meados de maio, em uma visita que fizemos à CODEVASF, em Montes Claros. Na Marcha dos Prefeitos a Brasília, visitamos o Ministério da Integração Nacional e também nos reunimos com o vice-Presidente da Câmara e do Congresso Nacional, Deputado Fábio Ramalho, que nos garantiu que direcionaria a verba para a construção da barragem, através de emenda parlamentar”, disse o prefeito Ailton Duarte.

Ainda, segundo o prefeito, o barramento terá aproximadamente quatro metros de altura e capacidade para armazenar 200 milhões de litros de água. A emenda parlamentar do deputado Fábio Ramalho gira em torno de R$ 700 mil para a execução da obra.

“Sem dúvida é um projeto audacioso. Um projeto para resolver o problema da água das futuras gerações em nosso município. Estamos trabalhando muito para isso. Se Deus quiser conseguiremos mais esse benefício para nossa população. Se é obrigação da Prefeitura ou não, é outro assunto, só não podemos deixar esse bem tão precioso, faltar nas casas dos luzenses, como estamos vendo nas cidades vizinhas”.

Alguns proprietários de terras, na região abastecida pelo Córrego da Velha, já procuraram a Prefeitura e deram o aval positivo para a obra.

Se tudo correr dentro do planejado, a benfeitoria deve ter início ainda em 2018, assim que todos os trâmites legais forem seguidos.

Rua Dezesseis de Março, 172
Centro - 35595-000 - Luz/MG