23/09 - Pré-Escolar Municipal Cantinho do Saber – 10 anos de aprendizado e carinho
O Pré-Escolar Municipal Cantinho do Saber, criado em 24 de abril de 2007 com recursos próprios do município, completou 10 anos em 2017. A data escolhida para a comemoração, foi o dia 23 de setembro.

As festividades tiveram início às 9:00hs, nas dependências da Escola, com a participação maciça de toda a comunidade escolar do Cantinho do Saber, diversos convidados, autoridades, ex-alunos e pais, todos, com muito entusiasmo, prestigiaram as comemorações.

O objetivo da comemoração foi enaltecer a importância da educação infantil, trabalhando para que a criança se sinta autoconfiante e segura, no ambiente escolar e em seu relacionamento com os educadores.

Os alunos da escola, brindaram os presentes com diversas apresentações, de dança e teatro.

Inclusive, um grupo de ex-alunos, encenaram uma peça teatral que haviam participado enquanto alunos do Cantinho do Saber.

O cerimonial ficou a cargo da Vice-Diretora, Jordana Cristina Silva Azevedo, que passou a palavra às autoridades presentes, para seus pronunciamentos.

A ex-diretora, Claudia Elena, contou um pouco da história da criação do Pré-Escolar Cantinho do Saber.

A diretora Dayse Duarte, agradeceu a presença de todos, falou sobre a grande reforma que a escola foi submetida em 2017, e o quanto essa reforma era necessária.

A Secretária de Educação, Cultura e Esportes, Rosemary Ferreira, apresentou a equipe da SEMECE e falou sobre o trabalho desenvolvido em prol da Educação, no município de Luz. Na oportunidade, a secretária, desfraldou, juntamente com o prefeito Ailton Duarte, um banner em comemoração aos 10 anos do Pré-escolar Cantinho do Saber.

Em seu pronunciamento, o prefeito Ailton Duarte, falou do compromisso da Administração Municipal com a reforma das escolas municipais.

“Agradeço a paciência de toda a comunidade escolar desta conceituada instituição de ensino. Não conseguimos realizar esta importante reforma em nosso primeiro mandato, mas agora ela é realidade e, está aí, para dar mais conforto e condições de trabalho aos professores, servidores e alunos”.

No encerramento das festividades foi servido o bolo de aniversário e os palhaços Pimpão e Fumaça fizeram uma divertida apresentação, proporcionando muitas gargalhadas a todos.

O Pré-Escolar Cantinho do Saber - História

O Pré-Escolar Municipal Cantinho Do Saber, criado em 24 de abril de 2007 com recursos próprios do município, permaneceu durante o ano de 2006/2007, sob a administração da Escola Municipal Padre Parreiras.

A criação da instituição de ensino deu-se devido a grande demanda da modalidade de ensino pré-escolar, atendendo aos anseios das famílias da comunidade luzense.

O nome “Pré-Escolar Municipal Cantinho Do Saber” foi escolhido por votação pela comunidade escolar em homenagem às crianças da faixa etária de quatro e cinco anos, que nela receberiam formação educacional, de acordo com os princípios que regem a lei de diretrizes e base da educação nacional LDB 9394/96, o Estatuto da Criança e do Adolescente e os parâmetros curriculares nacionais.

Em 2008 a escola passou por uma ampliação no prédio sendo reinaugurada em 24 de junho de 2008.

Em meados de 2017, a escola passou por uma grande reforma tornando-se notável a beleza e encantamento da mesma.

Com relação ao método de ensino, adotado para as crianças da escola, a direção resumiu da seguinte forma: “Oferecemos a ela condições para que realmente seja criança, ativa e questionadora, sem impor limites à sua curiosidade. Favorecemos a formação e o desenvolvimento de suas funções e operações cognitivas, a assimilação de conhecimentos e a elaboração de valores éticos e estéticos. Esta concepção é mais profunda e mais abrangente do que aquela que apenas assegura a cada criança, o saber ler, escrever e calcular”.

O Pré-Escolar Cantinho do Saber, funciona na Rua Padre João da Mata Rodarte, nº 625, bairro Monsenhor Parreiras.

Prefeitura de Luz – Educação, Cultura e Esportes – Garantias de Nosso Futuro
Clique na miniatura para ampliar as imagens

Rua Dezesseis de Março, 172
Centro - 35595-000 - Luz/MG