25/09 - Academia da Saúde “Amael Nilton Bahia” é inaugurada no Novo Oriente
Domingo repleto de inaugurações na cidade de Luz, no dia 24 de setembro de 2017, logo bem cedo, a Administração Municipal entregava para a população, a revitalização completa e ampliação do Terminal Rodoviário Juquinha Botinha.

Um pouco mais tarde, foi a vez da população do Novo oriente e Rosário, receber mais uma grande benfeitoria na área da Saúde, a Academia da Saúde “Amael Nilton Bahia”.

O Programa Academia da Saúde é uma estratégia de promoção da saúde e produção do cuidado para os municípios brasileiros que foi lançado em 2011.

Seu objetivo é promover práticas corporais e atividade física, promoção da alimentação saudável, educação em saúde, entre outros, além de contribuir para a produção do cuidado e de modos de vida saudáveis e sustentáveis da população.

Para tanto, o Programa promove a implantação de polos do “Academia da Saúde”, que são espaços públicos dotados de infraestrutura, equipamentos e profissionais qualificados, como a que já existe no conjunto Macedônia, na Sonda, ligada ao PSF 3 e, que é um sucesso absoluto.

Atendendo a mais essa necessidade da população, a Administração Municipal buscou recursos, através de deputados amigos de Luz, como o Deputado Federal, Luís Tibé, que através de indicação de emenda parlamentar, destinou para Luz, esses recursos.

O investimento total nesta obra foi da ordem de R$117.197,00, provenientes do Ministério da Saúde, com contrapartida dos cofres da Prefeitura de Luz.

A Academia, recebeu o nome de “Academia da Saúde Amael Nilton Bahia”, de acordo com projeto de lei 2.504/17, de autoria dos vereadores Darvin Basílio e José Euclides, em homenagem póstuma ao ilustre cidadão luzense.

A Secretária de Saúde, Simone Zanardi, reforçou que a obra não se trata de academia de ginástica comum, mas o programa em si, é um tratamento de saúde completo, com acompanhamento de Educador Físico, Psicóloga, Nutricionista, Médico, entre outros profissionais envolvidos.

As pessoas serão selecionadas por grupos (Diabéticos, hipertensos, etc.) e por faixa etária (idosos, adolescentes, etc.), para assim o trabalho ser mais específico em cada grupo.

Durante a inauguração, foi realizado um Pré cadastro, dos possíveis contemplados com o programa.

Em sua participação o Deputado Luiz Tibé, mais uma vez, ressaltou a forma como os recursos são aplicados pela Administração e, conclamou a população e os profissionais envolvidos, a abraçarem o local, proporcionando mais saúde para todos.

O filho de Amael Nilton Bahia, Adriano Bahia, emocionado, agradeceu a homenagem e falou o quão importante era para a família, saber que o seu pai será sempre lembrado naquele local, que trará mais saúde para a população.

A Sra. Cândida Correa Côrtes Carvalho, convidada pela Assessoria de Comunicação, para fazer um relato sobre o homenageado do dia, emocionou a todos com suas palavras: “O Amael era uma pessoa do bem, calma, tranquila, caridosa, bem-humorada, sempre sorrindo e, que fez questão de estar presente nos principais círculos, políticos e sociais da cidade”.  Uma matéria do Jornal de Luz, em sua edição 477, de 26 de julho de 1997, contou um pouco da história de Amael Nilton, na época de seu falecimento.

Em pronunciamento oficial, o prefeito Ailton Duarte, reforçou o compromisso feito em 2013, afirmando que a área da saúde é prioridade no município. Falou dos avanços alcançados, dos problemas enfrentados junto ao estado de Minas, como a Farmácia de Minas e a conclusão das obras do PSF 2.

O prefeito ainda agradeceu a todos os deputados amigos de Luz, que se fazem presente, através de constantes emendas parlamentares, que beneficiam a nossa população.

Sobre a grave crise financeira que atravessam os municípios, Ailton Duarte foi enfático: “Recebi um conselho de meu pai, quando era criança, que trago sempre comigo: Conversar com as pessoas olhando nos olhos, falar sempre a verdade e não gastar mais do que se ganha. E dessa forma, vamos avançando em Luz. ”

Uma aula inaugural, com os alunos da Academia da Saúde do PSF3, ministrada pelo Educador Físico Luiz Carlos, encerrou a cerimônia de inauguração.

Prefeitura de Luz – Sua Saúde, Nosso Investimento
Clique na miniatura para ampliar as imagens

Rua Dezesseis de Março, 172
Centro - 35595-000 - Luz/MG