03/08 - Prefeitura lança programa Produtor de Água, na Microbacia do Córrego da Velha
Na última quarta-feira (02), a Prefeitura de Luz, através da SADEMA, lançou, no Centro cultural, Cinelux, o programa “Produtor de Água na Microbacia do Córrego da Velha, no Município de Luz/MG”.


O projeto em questão, tem como objetivo geral, propiciar o aumento da oferta e de qualidade da água do Córrego da Velha, através do incentivo à adoção de práticas conservacionistas que promovam a conservação de solo e água, preservação da fauna e flora, além da sensibilização e mobilização dos produtores rurais e consumidores de água, sobre a importância de seu uso de forma racional e também da valorização da Área de Proteção Ambiental – APA - Córrego da Velha, onde o manancial está inserido.

Estiveram presentes diversos produtores rurais, autoridades e representantes das entidades parceiras do programa: Agência Nacional de Águas (ANA), FASF-Unisa, EMATER-MG, SAAE-Luz, CODEMA, Ministério Público-MG, SICOOB-CREDILUZ e FAEMG.

Na oportunidade foi exposto, aos produtores interessados, os detalhes do programa, e as principais ações propostas, que podem ser resumidas em:

•        Conservação, recuperação e manejo do solo e da água, visando o controle de processos erosivos e recuperação de áreas degradadas nas propriedades rurais, através da construção de bacias de contenção de águas pluviais (barraginhas);
 
•        Recuperação de matas ciliares através da construção de cercas em áreas de reserva legal (rl) e áreas de proteção permanente (app);
 
•        Realização de ações de educação ambiental para comunidade de forma informativa e participativa;
 
•        Estimular a adequação ambiental das propriedades rurais através de incentivos ao pagamento por serviços ambientais;
 
•        Incentivar a formação de parcerias entre diferentes instituições;
 
•        Estimular a política de PSA, no município de Luz/MG, através da instituição da política municipal, dos serviços ambientais e o programa municipal de pagamento por serviços ambientais, através da criação de leis municipais e um programa específico “Produtor de Água do Córrego Da Velha”.

A Sra. Consuelo Franco Marra, especialista em recursos hídricos da Agência Nacional de Águas – ANA, que atua na coordenação de implementação de projetos indutores do órgão, e gestora do projeto, faliu aos presentes sobre o Programa Produtor de Águas.

O edital de chamamento público, foi exposto pela Secretária da SADEMA, que falou também sobre o programa, especificamente em Luz.


Logo após as explanações, o prefeito de Luz, assinou o termo de parceria, celebrado entre a Prefeitura e o Sicoob-Crediluz, visando o Pagamento por Serviços Ambientais, no âmbito do projeto produtor de água de Luz/ MG.


“Hoje, é a culminância de um programa desenvolvido criteriosamente, por nossa equipe, juntamente com a ANA, que vai trazer um ganho imensurável ao Meio Ambiente de nossa cidade. No momento em que a Administração Municipal, atinge o nível de credibilidade que atingimos, os parceiros surgem naturalmente e os trabalhos fluem em prol do bem comum dos cidadãos. As parcerias com o homem do campo, cada dia se intensificam e, a resposta oferecida pela SADEMA, tem sido constantemente ampliada e aprimorada”, declarou o Prefeito.

Prefeitura de Luz - Parcerias de Sucesso, em Prol do Meio-Ambiente
PREVISÃO DO TEMPO
NOTA FISCAL ELETRÔNICA
SERVIÇOS ONLINE
REDES SOCIAIS
RECEBA NOVIDADES DA PREFEITURA
Insira seus dados abaixo para receber informativos sobre o que acontece em nossa Gestão:
Prefeitura Municipal de Luz
Rua Dezesseis de Março, 172
Centro - 35595-000 - Luz/MG
Todo material publicado neste website poderá ser distribuído
gratuitamente perante notificação prévia no e-mail:
comunicacao@luz.mg.gov.br
Administração 2017-2020
Desenvolvimento: iSoluçõesWEB