23/06 - Prefeitura de Luz adquire prédio, para o futuro Centro Administrativo, por R$4,5 milhões
Prefeitura de Luz assinou, nesta sexta-feira (23), a escritura de compra do prédio onde será implantado o Centro Administrativo da cidade.

O investimento de R$ 4,5 milhões vai garantir a unificação de cinco secretarias que hoje funcionam em salas alugadas espalhadas pelo município. A economia desses aluguéis ficará em torno de R$ 25 mil.

A negociação começou há um ano. No prédio comprado funcionava a Faculdade de Filosofia, Ciências e Letras do Alto São Francisco (Fasf), que mudou o local de funcionamento e colocou o prédio à venda. O pedido inicial era de R$ 7 milhões, entretanto, no decorrer das negociações a Prefeitura garantiu a compra por R$ 4,5 milhões em um plano de pagamento de 36 meses.

A primeira parcela já foi repassada no valor de R$ 200 mil. Até o fim do ano a Prefeitura garante uma nova parcela de R$ 700 mil e então a partir de janeiro de 2018 serão iniciadas parcelas no valor de R$ 100 mil por mês, em 36 vezes, o que garante a quitação do imóvel ainda neste mandato, sem onerar as futuras administrações.

O terreno localizado atrás do prédio, que mede cerca 2000 m2, será dividido em 54 lotes e futuramente serão leiloados. Todo valor arrecadado, na casa de R$ 3 milhões, será usado para quitar a compra da unidade.

Também serão alienados, o atual prédio da Prefeitura e o imóvel, onde funciona a Secretaria Municipal do Bem-Estar Social e Habitação.

O Prefeito de Luz falou sobre a negocição: "Hoje foi um dia muito especial para mim, como filho da cidade de Luz, pois finalmente concretizamos a compra do imóvel, que já abrigou a Fasf/Unisa, para ser, muito em breve a nossa sede administrativa. No começo tudo parecia um sonho distante, que aos poucos foi se tornando realidade. Formamos uma comissão, do executivo e legislativo, visando a compra do imóvel e, após muitas reuniões e tratativas, conseguimos um desfecho feliz. Todos possuem o sonho de ter a sua casa própria e, assim, também era com o município de Luz, que devido a falta de estrutura, tinha inúmeros alugueis, para abrigar algumas secretarias, departamentos e programas sociais.
Muito obrigado a todos os cidadãos luzenses pelo voto de confiança e, quero dedicar a todos vocês, esse momento tão marcante para todos nós."
finalizou o chefe do executivo luzense.
.
O novo prédio tem espaço para abrigar todas as secretarias, incluindo as que não tem sede própria e hoje funcionam em salas alugadas como a Secretaria de Saúde e Educação.

A Prefeitura também arca hoje, com aluguéis de órgãos como a Empresa de Assistência Técnica Extensão Rural do Estado de Minas Gerais (Emater), Instituto Mineiro de Agropecuária (IMA), Biblioteca Pública, Centro de Referência de Assistência Social (Cras), Delegacia da Polícia Civil e Centro de Referência Especializado de Assistência Social (Creas).

Algumas dessas unidades também serão levadas para o Centro Administrativo que funcionará na Avenida Laerton Paulinelli, nº 153, no Bairro Monsenhor Parreiras, região central do município.

A mudança de todas as secretarias começa dentro de 50 dias, após adaptações e instalações elétricas e de internet necessárias na unidade.

A  aquisição do imóvel contou com o apoio total da Câmara de vereadores, e a comissão formada para fiscalizar a negociação, esteve presente no evento de assinatura da escritura.

Prefeitura de Luz – Progresso para a Cidade, Comodidade para a População
Rua Dezesseis de Março, 172