08/06 - Ambulâncias do SAMU são recebidas com aplausos pelos luzenses
Após a inauguração do SAMU em Divinópolis, a Secretaria Municipal de Saúde de Luz, organizou uma grande recepção para as duas ambulâncias destinadas ao município e início do consórcio na cidade.

 
Uma grande carreata teve início por volta das 18 horas, no trevo da BR 262 e, seguiu pelas principais avenidas e ruas da cidade, até chegar à base descentralizada do SAMU, na Rua José Domingos de Camargos, bairro Senhora Aparecida.

Como forma de reconhecimento, aos esforços empreendidos para a instalação do SAMU, em Luz e na região, durante todo o percurso, a carreata foi aplaudida de pé pelos moradores da cidade.

Com a presença do prefeito de Luz, do Prefeito de Dores do Indaiá, Diretor Executivo do SAMU, José Marcio Zanardi, secretários municipais, vereadores e muitos luzenses, o local, que já havia sido inaugurado ano passado, conforme exigiu o Governo do Estado, foi, finalmente, colocado em pleno funcionamento, entregue aos servidores do SAMU e a toda população luzense.


A secretária de saúde de Luz, destacou a importância do consórcio, citando os benefícios com a vinda do SAMU para Luz, que vão ajudar a desafogar o trabalho da própria secretaria, pois, agora, basta ligar para o 192, nos casos mais graves e informar o problema.

 Entretanto, ela lembrou que as pessoas não devem passar trotes, pois além de prejudicar o serviço de urgência haverá penalizações.


Graças a sua localização estratégica, Luz contará com dois tipos diferentes de ambulâncias:

Uma “Unidade de Suporte Básico”, tripulada por condutor socorrista e técnico em enfermagem, as USBs, contam com materiais para curativo, imobilização e acesso venoso. Além do Desfibrilador Automático Externo (DEA), que é um equipamento eletrônico cuja função é a reversão das arritmias cardíacas pela aplicação de um pulso de corrente elétrica de grande amplitude em um curto período de tempo.

Esse equipamento é fundamental para iniciar as manobras do Suporte Básico de Vida (BLS) em situações de parada cardiorrespiratória (PCR).

E uma “Unidade de Suporte Avançado” (USA), popularmente conhecidas como UTIs Móveis, dispõem dos equipamentos como monitor multiparâmetros, ventiladores mecânicos, bombas de infusão e medicações específicas como trombolíticos (essenciais em pacientes com Infarto Agudo do Miocárdio), adrenalina (utilizada em PCR), além de todo material e equipamentos para imobilização. A equipe assistencial da USA, é composta por médico, enfermeiro, técnico de enfermagem e o condutor socorrista.


A escolha levou em conta a localização da cidade de Luz, com objetivo de proporcionar uma logística eficiente, no atendimento dos casos de urgência e emergência, de modo que o tempo entre a chamada recebida pelo 192 e a chegada da ambulância demore no máximo 40 minutos em qualquer ponto da região.

Quem liga pra Vida, liga SAMU 192
PREVISÃO DO TEMPO
NOTA FISCAL ELETRÔNICA
SERVIÇOS ONLINE
REDES SOCIAIS
RECEBA NOVIDADES DA PREFEITURA
Insira seus dados abaixo para receber informativos sobre o que acontece em nossa Gestão:
Prefeitura Municipal de Luz
Rua Dezesseis de Março, 172
Centro - 35595-000 - Luz/MG
Todo material publicado neste website poderá ser distribuído
gratuitamente perante notificação prévia no e-mail:
comunicacao@luz.mg.gov.br
Administração 2017-2020
Desenvolvimento: iSoluçõesWEB