08/06 - Ambulâncias do SAMU são recebidas com aplausos pelos luzenses
Após a inauguração do SAMU em Divinópolis, a Secretaria Municipal de Saúde de Luz, organizou uma grande recepção para as duas ambulâncias destinadas ao município e início do consórcio na cidade.

Uma grande carreata teve início por volta das 18 horas, no trevo da BR 262 e, seguiu pelas principais avenidas e ruas da cidade, até chegar à base descentralizada do SAMU, na Rua José Domingos de Camargos, bairro Senhora Aparecida.

Como forma de reconhecimento, aos esforços empreendidos para a instalação do SAMU, em Luz e na região, durante todo o percurso, a carreata foi aplaudida de pé pelos moradores da cidade.

Com a presença do prefeito de Luz, do Prefeito de Dores do Indaiá, Diretor Executivo do SAMU, José Marcio Zanardi, secretários municipais, vereadores e muitos luzenses, o local, que já havia sido inaugurado ano passado, conforme exigiu o Governo do Estado, foi, finalmente, colocado em pleno funcionamento, entregue aos servidores do SAMU e a toda população luzense.

A secretária de saúde de Luz, destacou a importância do consórcio, citando os benefícios com a vinda do SAMU para Luz, que vão ajudar a desafogar o trabalho da própria secretaria, pois, agora, basta ligar para o 192, nos casos mais graves e informar o problema.

Entretanto, ela lembrou que as pessoas não devem passar trotes, pois além de prejudicar o serviço de urgência haverá penalizações.

Graças a sua localização estratégica, Luz contará com dois tipos diferentes de ambulâncias:

Uma “Unidade de Suporte Básico”, tripulada por condutor socorrista e técnico em enfermagem, as USBs, contam com materiais para curativo, imobilização e acesso venoso. Além do Desfibrilador Automático Externo (DEA), que é um equipamento eletrônico cuja função é a reversão das arritmias cardíacas pela aplicação de um pulso de corrente elétrica de grande amplitude em um curto período de tempo.

Esse equipamento é fundamental para iniciar as manobras do Suporte Básico de Vida (BLS) em situações de parada cardiorrespiratória (PCR).

E uma “Unidade de Suporte Avançado” (USA), popularmente conhecidas como UTIs Móveis, dispõem dos equipamentos como monitor multiparâmetros, ventiladores mecânicos, bombas de infusão e medicações específicas como trombolíticos (essenciais em pacientes com Infarto Agudo do Miocárdio), adrenalina (utilizada em PCR), além de todo material e equipamentos para imobilização. A equipe assistencial da USA, é composta por médico, enfermeiro, técnico de enfermagem e o condutor socorrista.

A escolha levou em conta a localização da cidade de Luz, com objetivo de proporcionar uma logística eficiente, no atendimento dos casos de urgência e emergência, de modo que o tempo entre a chamada recebida pelo 192 e a chegada da ambulância demore no máximo 40 minutos em qualquer ponto da região.

Quem liga pra Vida, liga SAMU 192
Rua Dezesseis de Março, 172