06/06 - Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (SAMU), foi inaugurado no Centro-Oeste de Minas
Foi inaugurado nesta terça-feira (6/6), em Divinópolis, a rede do Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (SAMU) da Região Ampliada de Saúde Oeste.

Durante o evento, que contou a presença do governador de Minas Gerais, Fernando Pimentel e do presidente do Cisurg-Oeste, Prefeito Ailton Duarte, foram entregues 31 ambulâncias, sendo sete, do tipo Unidades de Suporte Avançado (USAs) e 24 Unidades de Suporte Básico (USBs), que serão distribuídas entre a Base principal e as bases descentralizadas. A gerencia dos trabalhos, fica a cargo Consórcio Intermunicipal de Saúde (CIS-URG).

Aconteceu o descerramento simbólico da placa inaugural do Samu e a entrega das chaves das ambulâncias.

Estiveram presentes o secretário de Estado de Esportes, Arnaldo Gontijo, a secretária-geral adjunta, Alcione Comonian, secretário adjunto de Saúde, Nalton Sebastião Moreira, o secretário executivo dos Fóruns Regionais Território Oeste, Willian Camargos, O Presidente do Cis-Urg Oeste, Ailton Duarte, Prefeito de Luz, e o secretário executivo do CIS-URG, José Marcio Zanardi.

Também participaram da solenidade os deputados federais Reginaldo Lopes, Nilton Cardoso Junior, Jaiminho Martins e Domingos Sávio, os estaduais Cristiano Silveira e Fábio Avelar, o prefeito de Divinópolis, Galileu Teixeira, e o presidente da Associação Mineira de Municípios (AMM) e prefeito de Moema, Julvan Lacerda, além de lideranças na área da saúde e membros do Samu.

Investimento

A implantação do serviço na região oeste atenderá 1,2 milhão de pessoas, distribuídas por 54 municípios. Ao todo, o Governo do Estado investiu R$ 7 milhões no convênio de implantação e R$ 3,9 milhões na compra das 31 ambulâncias para composição da frota que irá atender a região.

Presidente do Consórcio Intermunicipal de Saúde da região ampliada Oeste CIS-URG e prefeito de Luz, Ailton Duarte, comemorou a inauguração do Samu na região e a chegada das novas ambulâncias, segundo ele, demanda histórica da região.

Presidente do Cis-Urg, Ailton Duarte e o Secretário Executivo, José Márcio Zanardi

“O primeiro passo para a implantação do Samu foi dado com a fundação do Consórcio Intermunicipal de Saúde da Região Ampliada Oeste, que é responsável por desenvolver, junto com as cidades afiliadas, ações de serviço de saúde por meio do SUS. Mesmo com as dificuldades encontradas em Minas e em todo país, no estado de Minas Gerais, o CIS-URG contou com repasse de cerca de R$ 7 milhões e a doação de 31 ambulâncias, feita pela Secretaria de Estado de Saúde (SES-MG), para que o Samu se tornasse uma realidade”, reconhece.

O Samu 192 Regional Oeste irá funcionar com 25 bases descentralizadas e contará com 31 ambulâncias, sendo sete do tipo Unidades de Suporte Avançado (USAs) e 24 Unidades de Suporte Básico (USBs), doadas pelo Governo de Minas Gerais ao Consórcio Intermunicipal de Saúde (CIS URG).  Dessa forma, o tempo de resposta e o atendimento à população passam a ser mais ágil e eficiente.

A Central de Regulação das Urgências do Samu funcionará em Divinópolis e contará com médicos reguladores, telefonistas auxiliares de regulação médica, rádio operadores, apoio administrativo e profissionais especializados como farmacêutico.  Para atendimento 24 horas, serão 351 profissionais no Samu Oeste, entre eles 71 médicos, 49 enfermeiros, 108 técnicos em enfermagem, além de condutores dos veículos, farmacêuticos e trabalhadores administrativos.

Com o início das atividades do Samu Oeste, e considerando os doze Samus municipais e os cinco Samus Regionais, 540 dos 853 municípios mineiros passam a ter acesso ao serviço, o equivalente a 63,30% de cobertura, atendendo cerca de 15,1 milhões dos 20,7 milhões habitantes do Estado perfazendo assim 72,4 % de cobertura populacional. O Samu 192 Regional está implantado e em pleno funcionamento em cinco regiões ampliadas de saúde – Norte, Nordeste/Jequitinhonha, Centro Sul, Sudeste e Sul.
Rua Dezesseis de Março, 172
Centro - 35595-000 - Luz/MG