23/03 - SADEMA celebra o Dia Mundial da Água com liberação de mais de 5 mil peixes no Rio São Francisco
Em celebração ao Dia Mundial da Água, que é comemorado todo dia 22 de Março a Prefeitura de Luz, através da SADEMA, realizou um grande peixamento, no Rio São Francisco, na região de Esteios (Ponte de ferro).

Mais de 5.000 alevinos, foram enviados para a SADEMA, pela Codevasf - Companhia de Desenvolvimento dos Vales do São Francisco e do Parnaíba.

Diversas autoridades participaram do ato em comemoração à vida, como o Prefeito de Luz, a Secretária e servidores da SADEMA, o técnico da CODEVASF, Sr. Julimar dos Santos Sousa, Policiais de Meio Ambiente, o representante da Emater, José Luís de Faria, o presidente do CMDRS, Sr. Antônio Luiz, representante do CODEMA, Sr. Evandro,  além de produtores rurais da região.

Com objetivo de inserir na educação luzense a importância da preservação ambiental e de sua sustentabilidade, alunos de uma escola da cidade, foram convidados a participar do peixamento, juntamente com professores e a direção da escola.

O professor de Geografia, Wender Rodrigues, destaca que ações como essa, são de fundamental importância para a revitalização da Bacia do Rio São Francisco, visto que a ação humana vem impactando o mesmo.  “Esta iniciativa contribui para a formação de cidadãos conscientes da preservação do meio ambiente e para o desenvolvimento de uma sociedade sustentável” explica o acadêmico.

Este foi o pioneiro, de uma série de peixamentos que a 1ª Superintendência Regional da CODEVASF programou para o mês de março, em comemoração ao Dia Mundial da Água.

Foram mais de 5 mil alevinos de curimatã, pacu e piabas inseridas, naquela porção da bacia hidrográfica do São Francisco.

As espécies foram produzidas pelo Centro Integrado de Recursos Pesqueiros e Aquicultura de Três Marias.

O Dia Mundial da Água foi criado pela ONU (Organização das Nações Unidas) no dia 22 de março de 1992. O dia 22 de março, de cada ano, é destinado à discussão sobre os diversos temas relacionadas a este importante bem natural.

Otimizar o uso da água é um dos objetivos socioambientais da Prefeitura de Luz, através do incentivo à reflexão, conscientização e elaboração de medidas práticas que possibilitem soluções para ajudar a resolver ou minimizar o problema em nosso município, com reflexos efetivos em todo o mundo.

Prefeitura de Luz – Agricultura e Meio Ambiente, de mãos dadas com o Desenvolvimento
Rua Dezesseis de Março, 172
Centro - 35595-000 - Luz/MG