07/03 - Luz é destaque, em matéria jornalística e revista de circulação nacional, produzidos pela FUNASA
Estiveram presentes em Luz na última semana, a Técnica em Comunicação, Janilda Soalheiro e a jornalista, Patrícia Gusmão, ambas da Fundação Nacional de Saúde (FUNASA), com o objetivo de colher imagens e depoimentos relacionados a área de atuação do órgão, para uma matéria jornalística institucional e posteriormente edição de uma revista, de alcance nacional.

A Funasa, órgão executivo do Ministério da Saúde, é uma das instituições do Governo Federal responsável em promover a inclusão social por meio de ações de saneamento para prevenção e controle de doenças. É também a instituição responsável por formular e implementar ações de promoção e proteção à saúde relacionadas com as ações estabelecidas pelo Subsistema Nacional de Vigilância em Saúde Ambiental.

As ações de inclusão social, por meio da saúde, são realizadas com a prevenção e controle de doenças e agravos ocasionados pela falta ou inadequação nas condições de saneamento básico em áreas de interesse especial, como assentamentos, remanescentes de quilombos e reservas extrativistas.

Na área de Engenharia de Saúde Pública, a Funasa detém a mais antiga e contínua experiência em ações de saneamento no país e atua com base em indicadores sanitários, epidemiológicos, ambientais e sociais.

Para o projeto, foram colhidos depoimentos de autoridades e moradores de Luz, Campinho e Esteios.

Morador de Esteios relata para as visitantes, as mudanças ocorridas após a construção da ETE
Durante a visita às ETEs de Esteios e Campinho, foram registrados, fotos, vídeos e depoimentos de moradores que foram beneficiados com a melhoria da qualidade de vida após a implantação das estações.

ETE de Esteios
As profissionais da área de comunicação, relataram que Luz é um dos únicos municípios com menos de cinquenta mil habitantes, visitado por elas, que possui três Estações de Tratamento de Esgoto, o que proporciona para seus moradores 100% de esgoto tratado.

ETE do distrito de Campinho
 O rio São Francisco também fez parte das tomadas primárias para a matéria, pois é ele que recebe a água depois de tratada pelas três ETEs de Luz.

Rio São Francisco, próximo ao ditrito de Campinho, sob a rodovia 262
A FUNASA é responsável pelos recursos para a construção das ETEs de Esteios e Campinho, enquanto a ETE de Luz foi financiada pela CODEVASF.

Visita à ETE na sede do município
A matéria estará publicada em breve e informaremos em quais veículos de comunicação acontecerá a divulgação, enquanto que a revista está prevista para circular no meio do ano.

Prefeitura de Luz – Saneamento Básico Eficiente, Saúde para Nossa Gente
Colaboração: http://www.funasa.gov.br/site/conheca-a-funasa/competencia/